O evento “Veja a luz como você nunca viu” conduzido nesta segunda feira, 02 de outubro, pelo professor Lunazzi recebeu a visita de 32 alunos de 9º ano do Sesi de Nova Odessa, cidade da Região de Campinas. Os alunos chegaram animados na expectativa de verem na prática o conteúdo de óptica que estavam aprendendo na escola. “Na escola estudamos conceitos de prisma, espelhos côncavos e convexos, imagem invertida etc e aqui nós podemos experimentar e ver as coisas acontecendo. Isso me enriquece muito porque gosto muito de ciências” comenta Erisson Gambetta, aluno da escola. Para a professora do Sesi, Edilaine Manzano, a oportunidade de trazer os alunos para essa visita é de grande valia uma vez que na escola estão desenvolvendo um projeto intitulado A Revolução da Imagem, no qual os alunos trabalham com diversas formas de geração de imagens e conceitos de óptica. “Assistimos juntos alguns vídeos sugeridos no site da exposição como forma de preparação para a visita”, comenta. Além disso, a professora conta que, apesar da proximidade, a Unicamp é pouco conhecida dos alunos e que participar dessa visita mostra que não existe somente a área da saúde no campus.

A bolsista SAE Juliana Pereira é aluna de graduação do curso de Letras e trabalha como monitora dos experimentos com o professor Lunazzi. “Recebemos treinamento para realizar a atividade e não sinto nenhuma dificuldade no trabalho porque são apresentados experimentos de física básica. Gosto muito dessa atividade e me sinto motivada a cada visita realizada”, enfatiza. Acrescenta ainda que a exposição também é frequentada por pessoas da 3ª idade e que esse público também é bastante entusiasmado.

O professor Lunazzi realiza essa atividade a cerca de 40 anos atendendo alguns milhares de participantes. Começou com as exposições de Holografia e com um público muito diferente do de hoje. “Temos que nos adaptar ao público. Antigamente a atenção dispensada pelos participantes era maior. Hoje temos que fazer intervenções explicativas rápidas e dar espaço para que coloquem a mão na massa e para aqueles que querem se aprofundar que encontrem um caminho. Os alunos saem das visitas muito felizes, realmente se dão conta que estamos oferecendo algo que não encontram em outro lugar, que existe um esforço para que vejam coisas diferentes”, ressalta Lunazzi. O professor pensa que precisamos melhorar a divulgação da atividade dentro da Universidade e pela mídia em geral porque ciência não é algo duro, e pode ser mostrada como algo leve e prazeroso.

Agradecemos ao Sesi de Nova Odessa pela participação bem como a todos os monitores e funcionários do IFGW envolvidos nesse evento.

Para saber mais sobre o evento e fazer agendamento visite: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/pagina_EaF/Vejaaluzcomonuncaviu.htm

Veja a luz como você nunca viu