A equipe brasileira das Olimpíadas de Física, formada por cinco estudantes, conquistou 5 medalhas, três de ouro e duas de bronze, na 48ª International Physics Olympiad (IPhO), ocorrida de 16 a 24 de julho  em Yogyakarta - Indonésia, com a participação de 390 estudantes de 86 países.

Nossa equipe, formada pelos estudantes de S. Paulo, Diogo Correia Neto (Ouro) e, Gabriel Golfetti (Ouro), e do Ceará, Victor Almeida Ivo (Ouro), Nicolas Meira Sinott Lopes (Bronze) e Vinicius Gabriel Felix Barbosa (Bronze), selecionados dentre os participantes das Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF - Olimpíada Brasileira de Física e OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas), foi preparada pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional, formado pelos professores Munemasa Machida (Unicamp) - Coordenador, Airton Deppman (IF-USP), José Joaquin Lunazzi (Unicamp), Mário Ueda (INPE) e José Roberto C. Piqueira (Politécnica-USP), com treinamentos realizados nos Institutos de Física da USP e Unicamp, Escola Politécnica da USP, Laboratório Nacional Luz Síncrotron, INPE e ITA.

O Brasil participa da IPhO desde 2000 e tem tido bom desempenho, ficando em geral entre os 25 primeiros de cerca de 100 países, mas esta é a primeira vez que conquistamos três medalhas de ouro e duas de bronze, sendo este o melhor resultado do Brasil na IPhO.

5 medalhistas

Os 5 medalhistas do Brasil