Estamos diante do maior drama humanitário da história embora o fenômeno dos  deslocamentos forçados seja em grande parte desconhecido de um público mais amplo. Segundo o mais recente relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, atingimos  108.4 milhões de indivíduos forçados a se deslocar no planeta. A  exposição “Visíveis e Invisíveis: Guerras, Conflitos, Vivências”, promovida pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ ACNUR/UNICAMP e pelo grupo de pesquisa CINERE Trajetórias sem Fronteiras CNPq/UNICAMP propõe uma reflexão sobre os conflitos contemporâneos.

A partir da curadoria de um conjunto de fotografias do fotojornalista brasileiro Yan Boechat, a exposição apresenta territórios e sujeitos vitimados por guerras e perseguições. O três conjuntos de imagens selecionadas - "A frente de batalha", "Vida em meio à guerra" e "Os deslocados" - foram impressas em painéis de grande formato e vão ocupar espaços estratégicos Campus da UNICAMP em Barão Geraldo, incluindo o IFGW, entre os dias 10 de agosto e 05 de outubro de 2023.

O evento de abertura da exposição Visíveis e Invisíveis: Guerras, Exílios, Vivências no dia 10 de agosto às 13h30 no Saguão Interno da Biblioteca Central Cesar Lattes/ UNICAMP. Em seguida, das 14h30  às 17h, no auditório da Biblioteca de Obras Raras/ UNICAMP sediaremos uma roda de conversa mediada pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio. Essa atividade propõe uma reflexão sobre as fotografias da exposição e contará com a presença da presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ ACNUR/ UNICAMP, da empreendedora e comunicadora social guineense Benazira Djoco, do historiador e empreendedor sudanês Mohammed Taha Ahmed Abdalla e da professora colombiana Mônica A. C. Londono.

Será  oferecido coffee break.

A participação na roda de conversa é aberta a todos! Para obter certificado de participação é necessário se inscrever no link: https://bit.ly/visiveis_e_invisiveis