Jonas H. Osório, pesquisador formado no IFGW e atualmente pós-doutorando no Laboratório de Fibras Especiais & Sensores Ópticos (DEQ), publicou, na Nature Communications, artigo em que apresenta novos recordes de atenuação para fibras ópticas com guiamento no espectro visível e ultravioleta. O trabalho é resultante do primeiro período de pós-doutorado do pesquisador, realizado durante 4 anos no GPPMM (Gas-Phase Photonic and Microwave Materials Group), no XLIM Institute, Université de Limoges (França).

O artigo, que contou com esforços de colaboradores de instituições francesas e italianas, descreve uma nova metodologia para a fabricação de fibras microestruturadas de núcleo oco (conhecidas como hollow-core photonic crystal fibers) que permite reduzir os níveis de rugosidade das membranas que compõem sua microestrutura. A diminuição dos níveis de rugosidade permitiu, por sua vez, mitigar os processos de espalhamento que limitam a redução de perdas para comprimentos de onda curtos e, assim, demonstrar valores de perdas ultrabaixos, notadamente menores do que os níveis atingíveis por fibras ópticas convencionais.

Os valores de atenuação reportados no trabalho estabelecem o novo estado-da-arte para toda a área de fibras ópticas com guiamento em comprimentos de onda curtos e abrem novas perspectivas para aplicações como o desenvolvimento de fontes ópticas e dispositivos para entrega de feixes otimizados para a região do ultravioleta.

O artigo pode ser lido no link a seguir:

https://www.nature.com/articles/s41467-023-36785-6

 

Dados do artigo:

Osório, J.H., et al. Hollow-core fibers with reduced surface roughness and ultralow loss in the short-wavelength range. Nature Communications, 14, 1146 (2023). https://doi.org/10.1038/s41467-023-36785-6