O trabalho intitulado "High performance of carbon nanotube elastocaloric refrigerators over a large temperature span" de autoria da discente Tatiana N. Y. Silva sob orientação do Prof. Alexandre F. Fonseca, foi recentemente publicado na revista Physical Review B (link de acesso: https://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevB.106.165413). A Tatiana foi bolsista de IC - FAPESP de agosto de 2020 a julho de 2022 e seu projeto consistiu no estudo computacional do chamado efeito elastocalórico (eC) em nanotubos de carbono. O eC consiste na resposta térmica da aplicação de deformações na estrutura. Recentemente, mostrou-se que nanoestruturas de carbono apresentam eC de modo significativo e, mais recente ainda, em trabalho publicado por outro aluno de IC do IFGW sob orientação do Prof. Alexandre (confira em https://doi.org/10.1002/andp.201800502), mostrou-se que a eficiência dos nanotubos de carbono como refrigerantes sólidos é tão elevada quanto aquela oriunda da tecnologia baseada na compressão de vapor das geladeiras comerciais. A vantagem de estudos do eC em estruturas sólidas é a possibilidade de desenvolver refrigeradores que não se baseiam em gases responsáveis pelo aquecimento global. A Tatiana estendeu o primeiro trabalho para uma faixa bem ampla de temperaturas de operação de um refrigerador. Além disso, ela calculou a variação de entropia associada ao fenômeno. A riqueza dos resultados em termos da Física do fenômeno permitiu prepararmos e publicarmos o trabalho na PRB. Além do artigo, a Tatiana teve a valiosa experiência de apresentar uma comunicação oral no XIX Brazilian MRS Meeting. O projeto foi interrompido porque a estudante foi aprovada para um estágio de estudo e pesquisa na École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (ENSTA Paris) na França. Temos um segundo trabalho iniciado que poderá resultar em publicação. Se você tem afinidade com trabalho computacional e interesse em trabalhar conosco, em qualquer nível de projetos (IC, mestrado ou doutorado) que contém Física e pode resultar em publicações científicas de alto impacto, contacte-nos. Parabéns à Tatiana e ao IFGW como um todo pelo apoio e incentivo à pesquisa. Agradecimentos ao apoio da FAPESP.