O projeto Física para Curiosos, promovido pelo IFGW, iniciará suas atividades no dia 06 de abril, às 19 horas, na sala CB 05 do Ciclo Básico 1, com o colóquio do Magnifico Reitor da Unicamp e docente do Instituto Prof. Dr. Marcelo Knobel. O título será “Ciência e pseudociência”. Essa discussão é muito pertinente, uma vez que há poucos dias o governo federal aprovou investimento de bilhões de reais em tratamentos para o SUS que são baseados em técnicas não comprovadas cientificamente, tais como aromaterapia, constelação familiar, florais e bioenergética, ou seja, são técnicas consideradas de pseudociência. Segundo o Conselho Federal de Medicina, no ano passado assim foram investidos 17,2 bilhões de reais, mais de quatro vezes o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (1).

Alguns professores do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do IFGW tiveram a ideia do projeto em um bate papo a respeito de pessoas de sua convivência que se interessam por assuntos discutidos no meio acadêmico e que não têm oportunidade de participar de eventos de divulgação científica. Decidiram que seria importante que o clima fosse informal, para haver proximidade entre o palestrante e o público. “Fomos conversar com o Prof. Pascoal, diretor do Instituto, que prontamente apoiou a iniciativa. Agora é um projeto institucional”, comemora a Profa. Flávia Sobreira, que juntamente aos professores Bruce Sánchez e Orlando Peres são os organizadores do projeto.

O objetivo principal do projeto é fazer com que tópicos gerais de Física sejam apresentados na forma de colóquios. Especialistas de várias áreas apresentarão suas pesquisas, seus desafios, seu futuro etc. “Para o primeiro colóquio do programa pensamos em discutir o que de fato é ciência. Num segundo momento discutiremos a importância da ciência na sociedade para justificar os investimentos feitos. A partir do terceiro encontro apresentaremos temas mais específicos de Física estudados pelos pesquisadores do IFGW e que são de interesse geral, sempre de maneira leve e divertida”, complementa Flávia. A intenção dos organizadores é também propor discussões de temas atuais e até polêmicos de Física estudados no Brasil e no mundo. Relatividade Geral, Mecânica Quântica e outros tantos tópicos considerados de difícil compreensão e muitas vezes usados para embasar teorias e procedimentos pseudocientíficos serão abordados nas próximas edições.

Os coordenadores do projeto convidam toda a comunidade interna e externa ao IFGW para prestigiarem os colóquios.

A programação para o primeiro semestre de 2018 pode ser acessada aqui.

(1) Matéria do G1 sobre novas terapias do SUS

Física para Curiosos