Physics Top

A Revista The Physics World lançou no dia 11 de dezembro de 2017 a sua seleção dos trabalhos Top 10 Breakthroughs para 2017. O anúncio pode ser encontrado em http://physicsworld.com/.

O IFGW e o Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) são destaque com dois trabalhos selecionados.

O trabalho que encabeça a lista é assinado por um time de astrônomos e astrofísicos responsável pela primeira observação multimensageira envolvendo ondas gravitacionais. O artigo “Multi-messenger Observations of a Binary Neutron Star Merger” foi publicado em 16 de outubro de 2017 no The Astrophysical Journal Letters, 848:L12, 2017. Entre os seus autores, estão os pesquisadores do DRCC participantes da Colaboração Dark Energy Survey (DES) e da Colaboração Pierre Auger. A professora Flávia Sobreira participa do trabalho pela Colaboração DES. Os professores Carola Dobrigkeit, Anderson Fauth e José Augusto Chinellato participam do trabalho pela Colaboração Pierre Auger.

A Colaboração DES, usando a Dark Energy Camera (DECam), foi uma das primeiras a registrar o evento que gerou as ondas gravitacionais observadas recentemente. A DECam registrou o violento processo de fusão entre duas estrelas de nêutrons ocorrido há mais de 130 milhões de anos. As imagens tiradas capturaram o aumento de brilho súbito e o subsequente enfraquecimento ao longo do tempo de uma kilonova (explosão devido ao colapso de duas estrelas de nêutrons num sistema binário).

A Colaboração Pierre Auger contribui nesse mesmo trabalho com sua busca por um sinal de neutrinos de altíssimas energias associados à fusão das duas estrelas de nêutrons.

À esquerda, vemos a imagem da detecção ótica da explosão indicada pela seta. À direita, temos a mesma região observada duas semanas depois, após o enfraquecimento do brilho do evento. Imagens obtidas com a combinação dos filtros grz da DECam.

O artigo original na physicsworld.com pode ser acessado em http://physicsworld.com/cws/article/news/2017/oct/16/spectacular-collision-of-two-neutron-stars-observed-for-first-time.

O outro destaque entre os Top 10 foi o artigo da Colaboração Pierre Auger publicado em 22 de setembro de 2017 na renomada revista Science (Science 357 (2017) 1266-1270). Com o título “Observation of a Large-scale Anisotropy in the Arrival Directions of Cosmic Rays above 8x1018 eV”, o resultado evidencia pela primeira vez a origem extragaláctica dos raios cósmicos de energias extremas com uma significância de cinco desvios-padrão.

A citação recebida pelo trabalho foi “To the Pierre Auger Observatory collaboration for showing that ultra-high-energy cosmic rays come from outside the Milky Way”.<

O artigo original na physicsworld.com pode ser acessado em http://physicsworld.com/cws/article/news/2017/sep/21/ultra-high-energy-cosmic-rays-have-extra-galactic-origins.

Fotografia de um dos 1660 detectores Cherenkov do Observatório Pierre Auger na Argentina, com o disco da Via Láctea ao fundo. (Cortesia: Steven Saffi).

A distinção Top 10 é dada pela revista para pesquisas que foram reportadas em physicworld.com durante o ano de 2017. Os trabalhos Top 10 são escolhidos pelos editores da Physics World de uma seleção baseada na popularidade dos trabalhos entre os seus leitores. Os critérios de seleção envolvem:

• Importância fundamental da pesquisa
  • Avanço significativo no conhecimento;
  • Forte conexão entre teoria e experimento; e
  • Interesse geral para todos os físicos.