A aluna Letícia de Sousa Magalhães apresentou o trabalho "Estudo e Fabricação de Nanopontas Fotônicas" e recebeu o prêmio de Mérito Científico como um dos vinte melhores projetos do XXV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP que aconteceu de 18 a 20 de Outubro.

Letícia é aluna do Instituto de Física Gleb Wataghin do curso de Engenharia Física com ênfase em Optoeletrônica e faz iniciação científica no Laboratório de Comunicações Ópticas, sob orientação do Prof. Paulo Clóvis Dainese Júnior, com bolsa PIBIC. Ela explica que as Nanopontas Fotônicas são fabricadas com fibras ópticas convencionais e servem para estudar mecanismos de força óptica para montagem de sistema de auto-alinhamento. “Quando se tem duas estruturas ópticas, sendo uma delas a nanoponta, a força óptica empurra a nanoponta fazendo que as estruturas se auto-alinhem. Um exemplo é quando se deseja colocar um laser em uma fibra fotônica onde, com esse sistema, não é mais necessário um alinhamento mecânico fino”, explica Letícia. “Com isso o sistema montado fica mais estável e muito mais fácil de conseguir-se o alinhamento”, finaliza.

A autora agradece o Prof. Paulo Dainese e o pesquisador Paulo Felipe Jarschel.

Para conhecer os outros trabalhos premiados acesse a aba “Premiação” em: https://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xxvcongresso/

Letícia Magalhães no Laboratório de Comunicações Ópticas