A professora Flávia Sobreira do DRCC/IFGW faz parte do grupo de cientistas da colaboração internacional Dark Energy Survey (DES) que revelou precisas medidas da estrutura de grande escala do Universo sustentando a teoria que a matéria escura e a energia escura compõem a maior parte do cosmos.

As novas medidas da quantidade e distribuição da matéria escura no Universo feitas pelo DES estão próximas das previstas pelo satélite Planck da Agência Espacial Européia, permitindo que cientistas entendam mais sobre a evolução do Universo ao longo de 14 bilhões de anos. Este resultado suporta a teoria de que 26% do universo estão na forma de uma matéria escura misteriosa e que 70% do espaço é preenchido com uma energia escura igualmente invisível, que está causando a expansão acelerada do Universo.

Maior mapa da matéria escura já desenhado usando dados do primeiro ano de observação do Dark Energy Survey. O mapa cobre cerca de 1/30 do céu. Regiões mais vermelhas tem mais matéria escura que a média, enquanto as regiões azuis tem menos. Crédito: Dark Energy Survey.

Maior mapa da matéria escura já desenhado usando dados do primeiro ano de observação do Dark Energy Survey. O mapa cobre cerca de 1/30 do céu. Regiões mais vermelhas tem mais matéria escura que a média, enquanto as regiões azuis tem menos. Crédito: Dark Energy Survey.

Para medir a matéria escura, os cientistas criaram mapas de posições das galáxias como traçadores e usaram a técnica de lenteamento gravitacional fraco para medir precisamente a forma de 26 milhões de galáxias mapeando diretamente os padrões de matéria escura em bilhões de anos-luz. Neste processo foram criadas novas maneiras de detectar pequenas distorções nas imagens de galáxias permitindo avanços revolucionários na compreensão desses sinais.

O DES é um mapeamento fotométrico do Universo que observará uma área de 5.000 graus quadrados, num volume de 24h-3 Gp3 com redshift até ~ 1.5 utilizando cinco filtros nas bandas espectrais g,r,i,z e Y. Uma das maiores câmeras digitais do mundo, a Dark Energy Câmera (DECAM) com 62 CCDs e 570 megapixel, está instalada no plano focal do telescópio de 4 metros no Cerro Tololo International Observatory, Chile. O conjunto final de dados do DES contará com mais de 300 milhões de galáxias, 100 mil aglomerados de galáxias e 2000 detecções de supernovas, além de milhões de estrelas da Via Láctea e objetos do sistema solar, viabilizando estudos de uma grande diversidade de temas na área de Cosmologia e Astrofísica.

O DES é liderado pelo laboratório americano FERMILAB, mas é formado por pesquisadores de várias instituições ao redor do mundo. Além da Profa. Flávia Sobreira do IFGW, outros cientistas brasileiros participam do projeto através do consórcio DES-Brazil que é apoiado pelo LIneA e INCT do e-Universo. De acordo com o diretor do Fermilab Nigel Lockyer, o DES já forneceu algumas descobertas e medidas importantes usando apenas os dados do primeiro ano de observação do experimento.

Dark Energy Camera

Dark Energy Camera. Crédito: Dark Energy Survey

Mais informações sobre as medidas podem ser encontradas em:

http://news.fnal.gov/2017/08/dark-energy-survey-reveals-accurate-measurement-dark-matter-structure-universe/

http://www.linea.gov.br/2017/08/levantamento-dark-energy-survey-revela-medida-mais-precisa-da-estrutura-da-materia-escura-no-universo/

Veja também os artigos da análise dos dados do primeiro ano de observação do experimento Dark Energy Survey

https://www.darkenergysurvey.org/des-year-1-cosmology-results-papers/