A tese de doutorado intitulada "Aspectos Não-Perturbativos e Fenomenológicos do Espalhamento Elástico de Hádrons em Altas e Ultra-Altas Energias", do Dr. Daniel Almeida Fagundes, orientada Pelo Prof. Dr. Marcio José Menon (IFGW) e coorientada pelo Prof. Dr. Adriano Antonio Natale (IFT-UNESP), foi escolhida para receber o Prêmio de melhor tese de doutorado do IFGW defendida em 2014. Segundo a Ata da reunião da Banca Julgadora, "a tese é um estudo das interações fortes em altas energias. Ela apresenta importantes conexões entre dados experimentais e abordagens não perturbativas da QCD para o comportamento de seções de choque de reações de colisão próton-próton e antipróton-próton, sugerindo novas interpretações para o fenômeno. O trabalho compara estes estudos teóricos com resultados experimentais recentes do LHC, das colaborações TOTEM, ATLAS e CMS. A tese resultou em 5 trabalhos em periódicos e 6 artigos em proceedings de conferências. Estes trabalhos têm tido atenção da comunidade e já possuem 43 citações. Os trabalhos tiveram alguns destaques importantes, como a inclusão no reconhecido Particle Data Group. Além disso, o artigo "On the rise of the proton-proton cross-sections at high energies" foi selecionado como publicação de destaque de 2013 na revista Journal of Physics G: Nuclear and Particle Physics, na área de Física de Partículas (http://iopscience.iop.org/0954-3899/page/Highlights%20of%202013). Vale também destacar a excelente qualidade de várias outras teses do IFGW inscritas para concorrerem a esta indicação, que valorizaram de forma marcante este processo e mais uma vez demonstraram a excelência da produção da pós-graduação deste Instituto."

A IFGW parabeniza o Dr. Daniel Fagundes e os Profs. Marcio Menon e Adriano Natale pelo excelente trabalho e pela conquista desta premiação.