Mirela Barbosa Alves, estudante do Bacharelado em Física do IFGW-Unicamp, foi a vencedora do concurso de imagens científicas "Magnetism as Art Showcase" e ficou em terceiro lugar no desafio tecnológico “Sensor Challenge”. Ambas as competições foram realizadas na Intermag 2024, conferência da IEEE Magnetics Society que ocorreu no Rio de Janeiro de 5 a 10 de maio deste ano.

"Magnetism as Art Showcase" é uma exposição de imagens científicas que visa destacar a beleza do magnetismo e dos materiais magnéticos. Todos os participantes do evento foram convidados a submeter imagens. Quatro imagens finalistas foram selecionadas por um painel de especialistas e a vencedora foi escolhida por voto popular. A imagem “Magnetic Love”, produzida por Mirela, foi a mais votada.

A arte da aluna do IFGW consiste em uma imagem de microscopia de nanopartículas de magnetita de 10 nanômetros de diâmetro que foram dispostas em forma de coração. Essas nanopartículas estão sendo estudadas dentro do projeto de Iniciação Científica de Mirela, com orientação do professor Diego Muraca (IFGW), para desenvolver um tratamento contra o câncer por meio de hipertermia magnética. A imagem foi colorida artificialmente pela aluna de forma artística a fim de submetê-la ao concurso. As nanopartículas foram sintetizadas em uma colaboração com o pesquisador Pablo Tancredi (INTI - Argentina) durante uma visita dele ao IFGW. A imagem de microscopia foi obtida pela doutora Claudenete Vieira Leal (servidora do IFGW) no Microscópio Eletrônico de Varredura de Emissão de Campo do Instituto de Química da Unicamp.

No "Sensor Challenge", um desafio foi proposto aos estudantes inscritos na atividade. Em duplas formadas por sorteio, os participantes tiveram pouco mais de dois dias para criar e montar um dispositivo usando um kit Arduino com componentes necessários para construir um circuito eletrônico e uma série de sensores (magnéticos, de distância, de temperatura, de umidade, de solo). Mirela obteve o terceiro lugar junto a Grischa Beneke, estudante da Universidade de Johannes Gutenberg (Mainz-Alemanha), pelo dispositivo “Essential Magnet” que ambos construíram.

Além de participar e ganhar essas competições, Mirela apresentou um trabalho no evento, em formato de pôster, intitulado “Interface Phenomena and Magnetic Hyperthermia of Fe3O4 Nanoparticles”, sobre a pesquisa que desenvolve na Iniciação Científica.

Mirela começou sua Iniciação Científica em 2023 com uma bolsa de IC-PIBIC e atualmente possui uma bolsa de IC-FAPESP. A participação dela no evento foi garantida com reserva técnica da bolsa da FAPESP (Fenômenos de Interface e Hipertermia Magnética de Nanopartículas Complexas de Fe3O4-Au, 23/14731-9). 23/14731-9), apoio da Secretaria de Graduação do IFGW e apoio do projeto regular da FAPESP Ferrofluidos para aplicações em escoamento de fluidos viscosos (22/1646-0).