O IFGW foi o palco do 5o Brazilian Physicists Tournament (BPT5), o Torneio Brasileiro de Físicos, entre 9 e 11 de dezembro. A competição ocorre anualmente entre estudantes de graduação e mestrado de instituições brasileiras e decide quem representa o Brasil no International Physicists’ Tournament (IPT), o evento mundial que em abril de 2023 ocorrerá na École Polytechnique, em Palaiseau, na França.

O BPT consiste em resolver problemas abertos de uma lista divulgada com até nove meses de antecedência. Os problemas podem ser tão banais quanto estimar o número de palitos numa caixa de fósforo a partir do barulho que ela faz ao ser sacudida, ou tão complexos quanto entender como é possível fazer um imã levitar sob o efeito de outro imã girando a alta velocidade.

As equipes formadas por até 6 estudantes de cada instituição se enfrentam em “Batalhas de Física” (Physics Fights), nas quais uma equipe é desafiada a apresentar sua solução a um dos problemas, que depois é criticada pela equipe desafiante. Após uma breve discussão, uma terceira equipe faz o papel de revisor, quando a discussão é sintetizada tentando levá-la à melhor compreensão possível da física envolvida. As performances das equipes recebem notas de um júri composto por professores, pós-docs e doutorandos.

O 5° BPT contou com a participação de cinco equipes representando UFABC, UFMG, UFRJ, USP e Unicamp, o maior número até hoje. A competição foi marcada pelo alto nível de todas as equipes, reflexo da maturidade da física no Brasil.

A programação incluiu também uma visita ao Sírius, a fonte de luz mais brilhante do hemisfério sul, localizada próxima à Unicamp.

O evento foi organizado por um grupo de estudantes do IFGW, liderado por Maria Carolina Volpato, que também é a representante do Brasil no comitê do IPT.

A final foi disputada entre as equipes da UFABC, os "Ninguém Dirac” da UFMG e os “Quantum Coaches” da Unicamp. A equipe da Unicamp foi a vencedora do BPT pela quarta vez consecutiva. Sob a direção dos orientadores (Team Leaders) Pierre-Louis de Assis e Leandro R. Tessler, professores do Departamento de Física Aplicada, a equipe dessa vez foi integrada por estudantes de vários cursos da Unicamp: Álvaro Ribas (Engenharia Elétrica), Carolina Rodrigues (Física/Matemática/Mat. Aplicada), Geovanna Moura (Física), Gustavo Fróes (Física Matemática), Leonardo Falabella (Física), Lucas Nogueira (Engenharia de Computação).

A maior vencedora do evento foi a física, que ao longo dos três dias de evento foi intensamente apresentada, discutida e aprendida com muita motivação e paixão. O bom desempenho dos Quantum Coaches é resultado de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos.