A Edição de Agosto da Revista pesquisa FAPESP traz na capa reportagem sobre as “Outras Faces da Independência”. Dentre as demais reportagens, há uma que trata de um projeto de pesquisa e inovação desenvolvido no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Unicamp. O projeto trata do desenvolvimento de uma nova e otimizada estratégia de coleção e injeção de luz desenvolvida para utilização em conjunto com microscópios de varredura de tunelamento (STM, na sigla em inglês). O projeto, sob coordenação do Professor Luiz Fernando Zagonel, resultou no depósito de uma patente e na assinatura de um contrato de transferência de tecnologia com uma empresa norte-americana, a RHK Technology INC. Este projeto se apoiou em experiências anteriores do docente durante estágio de pós-doutorado na França e também no excelente ambiente propiciado pelo instituto que, além de contar com docentes especialistas em várias áreas relevantes ao projeto, oferece serviços de suporte altamente qualificados em várias áreas como criogenia e mecânica. Dentro desse ambiente, foi possível desenvolver novas estratégias para atingir uma coleção de luz 2 a 3 vezes maior que usualmente disponível comercialmente e implementar essas estratégias através da usinagem das várias peças que compõe o sistema. Com o sistema operacional, alguns artigos científicos foram publicados e outros já estão em preparação.

Essa iniciativa contou com apoio da FAPESP através de um projeto Jovem Pesquisador e também com um novo projeto Jovem Pesquisador Fase 2. Ambos concentrados em estudos de materiais oticamente ativos cujas propriedades óticas dependem de detalhes nanométricos em sua estrutura.

 

Leia a reportagem completa em: https://revistapesquisa.fapesp.br/sistema-inedito-melhora-desempenho-de-microscopio-com-resolucao-atomica/