Na semana de 29/08 a 03/09 de 2021, a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) realizou o XIX Brazil MRS Meeting. Embora o encontro tenha sido realizado em formato online, foi possível assistir excelentes plenárias, apresentações orais e de pôsteres de trabalhos da comunidade da área de Ciência de Materiais. A sra. Julia Aznar, aluna de Iniciação Científica (IC) do professor do IFGW Alexandre Fontes da Fonseca, apresentou, na forma oral, o trabalho intitulado "Twist-to-writhe conversion in diamond nanowires: a computational study" (veja link da informação abaixo) no simpósio Q - Computational Design for Development of Functional Materials - Synergy Between Theoreticians and Experimentalists. Esse trabalho é parte do projeto de pesquisa de bolsa de IC - FAPESP da aluna, em seu segundo ano de bolsa, no qual ela usa métodos de simulação computacional por dinâmica molecular clássica para investigar os efeitos da aplicação de torção em nanofios de diamante. Por este trabalho, ela foi escolhida para receber o Bernhard Gross Award, que distingue os melhores trabalhos apresentados por estudantes de cada simpósio, na forma oral e pôster. Essa foi a primeira participação da aluna em um congresso de nível internacional. Parabéns Julia!

Outros alunos de IC do Prof. Alexandre participaram do congresso e estão de parabéns. Em apresentação oral de outra aluna do nosso grupo, a moderadora da seção teve a impressão de se tratar de um projeto de Doutorado. Daí, percebe-se o nível de trabalho dos alunos, mesmo de graduação, do IFGW.

Link para a informação sobre as premiações: https://www.sbpmat.org.br/en/xix-b-mrs-meeting-iumrs-icem-students-awards-and-prizes/