O Torneio Internacional de Físicos (International Physicists' Tournament ou IPT) é uma competição de estudantes de graduação e mestrado. Nela, estudantes de uma universidade representam sua nação e competem na solução de um conjunto de problemas físicos desafiadores cuja compreensão envolve questões ainda não totalmente entendidas pela comunidade científica, ou requerem a aplicação de conceitos avançados para situações aparentemente simples. A competição consiste em Lutas de Física (Physics fights), nas quais uma equipe apresenta sua solução, outra apresenta uma oposição e, dependendo da competição uma terceira revisa o problema e promove a síntese entre os argumentos das duas outras equipes, para melhorar o entendimento do problema. Um júri de especialistas atribui pontos às equipes e a mais pontuada vence a luta. O torneio se originou na Ucrânia em 2009, e desde então, cresceu para abranger vários países de vários continentes. As equipes são formadas por 6 estudantes de graduação e mestrado, acompanhados de 2 líderes de equipe.

O Brasil começou sua participação em 2017 com uma equipe da UFABC, que em 2018 obteve a terceira colocação. A partir de 2019 o pessoal da UFABC criou o Torneio Brasileiro de Físicos (Brazilian Physicists’ Tournament ou BPT). A primeira edição contou somente com equipes da UFABC e da USP. O professor Leandro R. Tessler do IFGW foi convidado como membro do júri e retornou com a ideia de organizar uma equipe da Unicamp. Para isso propôs uma disciplina eletiva em inglês de preparação para o IPT, aberta a estudantes de graduação e mestrado de qualquer curso interessados em participar, o que foi entusiasticamente apoiado pelo coordenador de graduação professor Rickson C. Mesquita. Assim começou a formação dos Quantum Coaches, nome adotado pela equipe. Os problemas apresentados são difíceis e exigem uma equipe com diferentes formações e interesses, bem como uma gestão eficaz de trabalho em grupo. O professor Pierre-Louis de Assis foi convidado a se juntar ao grupo e tornou-se um parceiro fundamental. Os Quantum Coaches participaram do BPT pela primeira vez na edição 2020 (que ocorreu em novembro de 2019) na UFABC, ganhando o embate contra as equipes da UFABC e da USP. Tiveram todo apoio institucional do IFGW e da Unicamp para participar do IPT2020 que ocorreria em abril em Varsóvia. A pandemia forçou uma mudança de planos. A competição virou virtual, e a equipe achou melhor não participar. O BPT 2021 foi virtual, envolvendo USP e Unicamp. Os Quantum Coaches se classificaram para a etapa mundial virtual, organizada pela Universidade de Varsóvia. O IPT2021 teve representantes de 12 países e ocorreu entre 1 e 4 de julho. A equipe da Unicamp, representando o Brasil, precisou enfrentar adversários difíceis nas eliminatórias. A primeira luta foi contra a Rússia, 3 vezes campeã e vencedora do IPT2020. A segunda foi contra a França, também tricampeã. A terceira contra a Ucrânia, criadora do IPT e tetracampeã. A quarta foi contra o Paquistão. A equipe obteve pontuação suficiente para ficar em terceiro lugar no geral e assim se classificou para a grande final, junto com Rússia e Ucrânia.

Os Quantum Coaches brilharam na final e obtiveram o 2o lugar no torneio, na sua primeira participação. Essa foi a melhor classificação já obtida por uma equipe brasileira no IPT.

Esse feito é a recompensa por anos de dedicação e trabalho sério por parte do grupo de estudantes de vários cursos que acreditou na ideia e se mobilizou numa preparação intensa.

 

Os Quantum Coaches são Felipe Mazzi (capitão), Maria Carolina Volpato, Leonardo Falabella, Anderson Vulto, Ana Elisa Dellamatrice Barioni e João Pedro Carlini Minchillo, além dos líderes de equipe Leandro R. Tessler e Pierre-Louis de Assis.

 

Os Quantum Coaches convidam todos os estudantes interessados a se juntarem ao grupo. Na preparação para o IPT2022 aprenderemos muita Física!

 

Serão abertas as disciplinas F076 para graduação e FI266 na pós para os interessados.