Os vídeos das aulas da disciplina eletiva F016 – Tópicos de Física Aplicada: Divulgação Social nas Novas Mídias, ministrada pelo Professor Especialista Visitante Átila Iamarino estão disponíveis no YouTube.

Tudo começou porque o Professor Leandro Tessler sempre foi um entusiasta da divulgação científica e desde 2008 mantém um blog sobre Cultura Científica. Através desse espaço de divulgação na internet ele conheceu outros divulgadores Brasil afora. Vários blogueiros que atuavam na internet naquela época passaram a produzir vídeos de divulgação científica e a lançarem seus canais no YouTube. O Professor Tessler acompanhou com muita atenção o canal Nerdologia, cujo idealizador é justamente o doutor em biologia Átila Iamarino. Durante o tempo no qual o Professor Tessler foi curador dos Colóquios do IFGW, ele convidou o Dr. Átila para ministrar um desses colóquios no auditório. “O auditório lotou e já havia pessoas sentadas nas escadas meia hora antes de começar o colóquio. Assim, ficou claro que existia um grande interesse em divulgação científica por parte dos estudantes”, recorda o Professor. No ano passado o Instituto de Química da Unicamp realizou um curso de divulgação científica cujo instrutor era Rafael Bento Soares, doutor em biologia molecular e sócio da NuminaLabs, empresa de gestão de divulgação científica. O curso foi um tremendo sucesso. “Então surgiu a ideia de convidar o Átila como protagonista do projeto de Professor Especialista Visitante”, relata Tessler. A Coordenação de Graduação apoiou a ideia com muito entusiasmo. “O projeto começou a ser desenvolvido até o ponto em que estamos hoje, já podendo disponibilizar as aulas para o público em geral”, comemora o Professor Tessler.

O Professor Átila Iamarino contou que ainda durante a graduação ele já se interessava por explicar conceitos de biologia ao público leigo. Dava aulas em cursinho comunitário, recepcionava estudantes em visita ao Instituto de Biologia da USP, entre outras atividades de divulgação, e com isso foi pensando na função social de divulgar ciências para todos os públicos. “Durante os meus estudos de pós-graduação eu já não tinha como realizar esses projetos e sentia necessidade de mostrar as pesquisas feitas na Universidade para que o púbico que muitas vezes é vizinho dos locais de pesquisa e não faz ideia de como e porque elas são realizadas. Na época estávamos com o tema dos vírus sendo bastante noticiado por conta das gripes, ebola, zika etc. Então comecei a fazer blog de ciências escrevendo sobre esse e outros temas da biologia pois a minha formação fazia com que a minha abordagem fosse diferenciada”, relembra Átila. A necessidade de mostrar a importância da educação superior, das pesquisas realizadas na Universidade, de informar sobre as formas de ingresso nas universidades, entre vários assuntos, fez Átila optar por utilizar outras mídias para conversar com o público. Hoje Átila possui um canal de divulgação no YouTube – o Nerdologia -  com cerca de 2,4 milhões de inscritos.

Sobre a experiência que está tendo no IFGW, o professor Átila comenta que essa é a primeira vez que teve as portas de uma universidade abertas para contar a sua experiência como divulgador de ciências. “Eu sempre tive interações intensas com a Universidade, mas era por conta do meu curriculum de pesquisador, dos meus trabalhos científicos com vírus e evolução”, relata Átila. Segundo o professor, o IFGW e a Unicamp estão em sintonia com a importância de trazer experiências de profissionais externos para dentro da Universidade. Ele espera que projetos como esse continuem sendo apoiados. “É importante contar com alguém que traga para dentro da Universidade as experiências que estão acontecendo lá fora, que são de relevância nacional ou até mesmo internacional e que têm consequências”, observa Átila. Explica ainda que nas universidades a tendência é que se utilize o meio escrito ou falado porque são os que proporcionam maior facilidade de produção. “A produção de vídeos é muito trabalhosa. É muito difícil fazer vídeos populares, que prendam a atenção do público. Então essa expertise precisa vir de experiências externas, pelo menos por enquanto”, comenta o professor.

Os vídeos disponibilizados são o registro das aulas da disciplina eletiva “F016 - Tópicos de Física Aplicada: Divulgação Social em Novas Mídias” que é ministrada pelo Professor Átila. A disciplina foi desenhada para estudantes de graduação em Física e foi aberta a todos os cursos da universidade. Átila esclarece que a disciplina versa sobre as estratégias de comunicação, como se dá a circulação de informações nas redes, como adotar estratégias que fazem com que a informação vá mais longe para educar as pessoas, combater pseudociências etc. “Dentro das universidades ainda se segue o modelo que bastaria somente educar as pessoas que elas vão saber procurar onde estão as informações. Mas esse não é o modelo que se aplica a como as pessoas entendem o que seja a ciência e muito menos via redes sociais. São outras as estratégias que são mais eficazes, tais como os vídeos apelativos que consigam ser interessantes para as pessoas, oferecendo conteúdos importantes ou curiosos. Nas salas de aula, onde as os professores são treinados para comunicar ciência, os alunos ficam quietos por duas horas e com a atenção no professor. Na internet com um click a pessoa vai embora, sai da página. Então a comunicação precisa ser efetiva e que estimule o público a seguir até o final”, conclui.

De acordo com o Professor Rickson Mesquita, Coordenador de Graduação do IFGW, a disciplina havia sido planejada para contemplar 48 vagas. No entanto, a procura foi muito grande e houve a necessidade de aumentar esse número. “Durante o período de matrícula recebemos mais de 150 solicitações de matrícula na disciplina do Átila. Para tentar acomodar o maior número de alunos possível, solicitamos a reserva dos computadores do Prédio Básico, e com isso com conseguimos elevar o número de vagas para 70. Infelizmente, vários alunos ficaram de fora”, lamenta Mesquita.

“Por sorte o Professor Átila dispõe de equipamento profissional e uma equipe para gravar e editar suas aulas. A ideia é disponibilizar todo o curso no YouTube, aberto a toda a comunidade”, explica o Professor Tessler. Duas aulas completas já estão disponíveis e novas aulas serão disponibilizadas à medida em que forem sendo editadas.

O Professor Tessler comenta que registrar e disponibilizar os vídeos das aulas, especialmente as de alta demanda e de interesse geral, é uma tendência no mundo todo. “O Professor Átila é muito ativo no YouTube, então essa é a mídia natural para se divulgar os vídeos das aulas”, explica Tessler. A Coordenação de Graduação do IFGW também tem feito um esforço para gravar, editar e divulgar aulas com conteúdo diferenciado. Neste 2o semestre de 2019 há duas disciplinas eletivas sendo gravadas: a disciplina sobre Divulgação Científica em Mídias Sociais e a disciplina sobre Sustentabilidade. “Em breve todo este conteúdo estará disponível na página da Graduação. E temos trabalhado em gravar mais disciplinas para os próximos semestres”, comemora o professor Mesquita.

Segundo Tessler, seria muito interessante que o IFGW proporcionasse periodicamente cursos sobre Divulgação Científica. Além de ser um tema de interesse geral dos estudantes do IFGW, a Divulgação Científica é uma possibilidade de atuação profissional para os egressos, com possibilidades cada vez maiores no Brasil e no mundo. “Num ambiente em que as fake news se propagam nas redes com velocidade muito maior que informações verdadeiras, é fundamental que existam profissionais capacitados para atuar nas diferentes fases da produção de vídeos, podcasts e textos de divulgação. Para tanto é importante que o IFGW introduza formação específica na grade curricular”, observa o Professor.

O IFGW formou um Grupo de Trabalho para elaboração um relatório sobre Divulgação Científica o qual conterá sugestões de ações, entre outros tópicos. O coordenador desse grupo é o Professor Eduardo Granado Monteiro da Silva (DEQ) que se dispõe a conversar com todas as pessoas da comunidade que tiverem ideias e sugestões sobre o assunto, basta fazer contato com ele através de seu telefone e email, facilmente acessíveis no portal do IFGW.

A equipe de trabalho da disciplina F016 agradece a Paloma Sato pelo registro e edição das aulas. O Professor Átila agradece o IFGW e a Unicamp pela oportunidade, em especial aos Professores Leandro Tessler e Rickson Mesquita.

 

Para acesso aos vídeos visite:

https://www.youtube.com/watch?v=n4Akv8eEt2I

https://www.youtube.com/watch?v=9ESzIaU2QKk

https://www.youtube.com/watch?v=vLTUhrcdssc

Para acesso ao Blog Cultura Científica acesse:

http://ccientifica.blogspot.com/

Para acesso ao canal Nerdologia acesse:

https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA