O grupo de pesquisas Modelagem Computacional da Matéria Condensada (MC)2 formado pelos professores Alex Antonelli,  Edison Zacarias da Silva e Maurice de Koning do IFGW-UNICAMP e o professor Miguel San Miguel do IQ-UNICAMP, com apoio da Fapesp, no Projeto Temático (2016/23891-6), adquiriu da  DELL/VERSATUS, um novo sistema de computação de alto desempenho (HPC) que recebeu o nome de Cluster Bohr.

No dia 09 de setembro o tivemos o evento  da DELL/VERSATUS/UNICAMP para apresentação pública deste novo sistema computacional que vai alavancar a capacidade de pesquisas do Grupo (MC)2.

O novo equipamento batizado de Cluster Bohr, foi o resultado de um financiamento de US 250.000,00 da FAPESP, vinculado ao projeto temático: Modelagem Computacional da Matéria Condensada. O Cluster Bohr é um sistema computacional de alto desempenho que tem 920 núcleos (cores) computacionais, com memória RAM de 4,32 TB e 132 TB de armazenamento. O sistema conta com interconexão de última geração, Infiniband EDR, que permite eficiência em processamento paralelo, numa arquitetura Intel Skylake.

Este sistema computacional permitirá um avanço na pesquisa científicas do grupo de pesquisa e também auxiliará outros pesquisadores que necessitam acesso a HPC, uma vez que o sistema é um Equipamento Multiusuário (EMU-FAPESP), administrado pelo nosso grupo de pesquisas.

 

No evento foram apresentados três vídeos dos pesquisadores do grupo.

A Física Computacional e o Enigma dos Vidros, Prof. Alex Antonelli

https://www.youtube.com/watch?v=wtUiEeVJqr0

Entendendo o Gelo com Simulações Computacionais, Prof. Maurice de Koning

Desvendando a Natureza com HPC, Edison Z. da Silva e Miguel San-Miguel

https://www.youtube.com/watch?v=lMYDUt0c0tI

Na cerimônia foi entregue aos professores uma placa que apresenta as características deste novo equipamento. (Ver figura)

 

Os professores do grupo agradecem a iniciativa da DELL/VERSATUS pela realização deste evento.