Os professores Diego Muraca do Laboratório de Materiais e Dispositivos (LMD) e Marcelo Knobel, do Laboratório de Materiais a Baixas Temperaturas (LMBT), tiveram seu artigo “Exploring the synthesis conditions to control the morphology of gold-iron oxide heterostructures” publicado na importante revista Nano Research de junho de 2019.

Há pouco mais de três anos um artigo publicado na revista Scientific Reports, de autoria uma ex-estudante de mestrado do grupo, Maria Eugênia Fortes Brollo, suscitou o interesse do então aluno de doutorado Luelc Souza e de sua orientadora, a Professora Daniela Zanchet, ambos do Instituto de Química da Unicamp, que estavam trabalhando com materiais similares. “Eles nos procuraram para reestabelecer uma parceria entre os grupos, desta vez para o estudo de nanopartículas complexas compostas por um material magnético (Oxido de Ferro) e outro não magnético (Ouro o Prata) numa mesma partícula. Nosso trabalho estava sendo desenvolvido conjuntamente com um grupo de pesquisas da Universidade de Buenos Aires, com o Prof. Leandro Socolovsky (atualmente na UTN FRSC)”, relembra Diego. O grupo do LMD/LMBT pesquisava os sistemas para aplicações na área da saúde e para compreender fenômenos fundamentais do magnetismo desses novos sistemas. Já o grupo do IQ estudava os mesmos sistemas para aplicações em catálise. Segundo o professor, uma das grandes dificuldades que eles afrontavam para estudar fundamentos do magnetismo em nanopartículas complexas tinha a ver com a impossibilidade de obter-se nanopartículas com morfologias bem definidas e sínteses controláveis. “Nessa época foi concedida uma bolsa Fapesp de pós-doutorado para o Dr. Oscar Moscoso Londoño, que terminara o seu doutorado sob minha orientação (em Buenos Aires), e vinha se juntar ao IFGW sob a supervisão do professor Marcelo Knobel. Convidamos também para fazer um estágio no laboratório o então estudante de doutorado do Prof. Leandro na UBA, Pablo Tancredi. Ele trabalhou nas sínteses desses nanosistemas em nosso laboratório”, completa Diego.

Desde então os pesquisadores trabalham para aprimorar a síntese de nanopartículas para um controle das suas composições e morfologias.

O artigo publicado é fruto de duas teses de doutorado e de uma colaboração estreita entre o IFGW e IQ-Unicamp, juntamente com a Universidade de Buenos Aires e o Instituto de Nanociências de Portugal (INL). Os dois institutos coordenaram as pesquisas de maneira conjunta, dando então continuidade a uma excelente parceria, que já havia tido sucesso anos atrás.

A publicação atual visa elucidar os mecanismos pelos quais podem ser obtidos diferentes tipos de nanopartículas complexas: dumbell, core@shell ou Flower. As amostras foram obtidas por decomposição térmica e foram caracterizadas extensivamente por técnicas de microscopia eletrônica de transmissão. O artigo é relevante para a área de pesquisas porque mostra os mecanismos que determinam a morfologia de diferentes nanopartículas complexas de ouro e óxido de ferro. Os pesquisadores enfrentaram diversos desafios durante a realização da pesquisa, desde a síntese das nanopartículas até a caracterização dos diversos sistemas.

Vale destacar que a realização da pesquisa somente foi possível graças a possibilidade de desenvolver experimentos no laboratório multiusuário LNNano/CNPEM e com a ajuda financeira do CNPq, CAPES e da FAPESP por meio dos Projetos Temáticos “Fenômenos emergentes em sistemas de dimensões reduzidas”, coordenado pelo professor Pascoal Pagliuso e “Desenvolvimento de Sistemas para Produção de Hidrogênio e para Geração e Utilização de Energia Eletro-Química”, coordenado pelo professor Ernesto Gonzalez (IQSC-USP) bem como de outras bolsas de pós-doutorado individuais.Para obter o artigo clique aqui

Foto do artigo