Moção em defesa da liberdade de expressão e autonomia da Universidade Pública

Vimos, por meio desta, expressar a importância da preservação da autonomia da Universidade e da liberdade acadêmica para o consequente desenvolvimento do país. Em meio ao cenário político atual, a preocupação com o risco de um desmonte e a precarização da educação pública se tornam questões cada vez mais urgentes.

Redigimos esta moção reforçando a importância do avanço das pesquisas científicas, da autonomia da Universidade e da liberdade de expressão na evolução sociedade. A falta de incentivo financeiro constante para as pesquisas científicas e para educação superior podem trazer danos irreparáveis. É necessário, portanto mais do que nunca, a conscientização e mobilização da comunidade em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade.

Em um momento delicado como esse, clamamos à sociedade que nos mantenhamos atentos e críticos sobre os projetos e rumos ao qual nosso país possa vir a trilhar. Zelamos pela defesa dos direitos humanos, e não aceitamos qualquer forma de discriminação. Somos contrários à censura e à precarização dos serviços da Universidade pública. Nós, enquanto pesquisadores, educadores, estudantes e funcionários do IFGW, devemos nos manter unidos em defesa da democracia e da liberdade de pensamento e da difusão de informações genuínas a toda sociedade.

Cidade Universitária, 09 de novembro de 2018

Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso - Presidente da Congregação