Como anunciado no dia 31 de julho de 2018 (http://sbmicro.org.br/noticias/219), o trabalho de tese de doutorado do Dr. Marcos Vinicius Puydinger dos Santos (Novel Direct-Write Maskless Nanofabrication Approaches for Applications in Spintronics, Nanowire-based Non-Volatile Memory and Magnetic Storage), desenvolvida nas dependências do LMBT-IFGW, foi galardoado com o importante prêmio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) de melhor tese de doutorado do biênio 2017/2018.

O referido trabalho, orientado pelos professores José Alexandre Diniz (Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação – FEEC) e Fanny Béron (IFGW) é fruto de uma importante colaboração interna entre as duas instituições, cuja participação do Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias (CCSNano – UNICAMP) foi de suma importância. Além disso, o trabalho contou com a colaboração externa do Dr. Ivo Utke, do Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology (EMPA), na Suíça, onde o Dr. Marcos realizou doutorado sanduíche (2015 – 2016).

A tese contém o desenvolvimento de um método inovador e altamente reprodutível de purificação in situ de materiais previamente depositados por FEBID (deposição induzida por feixes de elétrons), sendo baseado em sinterização pós deposição em vácuo. As propriedades de transporte elétrico dos depósitos podem ser ajustadas para valores próximos do metal puro. Também, propriedades de transporte magnetoelétrico foram substancialmente incrementadas. Por exemplo, o efeito de Magnetoresistência obtido em tais depósitos são de uma ordem de grandeza maiores que os publicados para Co e ligas de FeCo. Tais propriedades são vantajosas na aplicação em dispositivos para Spintrônica, por exemplo.

É importante ressaltar que foram publicados 7 artigos em periódicos internacionais de grande impacto e 2 capítulos de livros resultantes deste trabalho de doutorado, além de inúmeras participações em congressos internacionais. Sem dúvida esse trabalho representa uma contribuição ímpar para o IFGW e a UNICAMP.

A versão eletrônica do trabalho ainda não foi divulgada por conter resultados em fase de publicação. Porém, ela poderá ser acessada a partir de dezembro de 2018 na base de dados da Acervus da Unicamp.

Parabéns aos envolvidos e, principalmente, ao Dr. Marcos Vinicius Puydinger dos Santos.