No sábado 30/09/2023 foi realizada a XLIX Oficina de Física César Lattes, com o tema "De Olmecas a J. C. Maxwell: História e aspectos básicos da eletricidade e do magnetismo". A oficina foi um misto de teórica e experimental sendo ministrada pelo aluno de pós-graduação Guilherme Kühl e pelos alunos de Iniciação Científica Mirela Barbosa Alves, Gabriel Víctor de Oliveira, Jonatas Rodrigues de Menezes, todos do Grupo de Magnetismo Fundamental e Aplicado (GMFA: https://sites.ifi.unicamp.br/gmfa/membros-do-grupo/) sob coordenação do Prof. Diego Muraca. Foram abordadas a história do eletromagnetismo e as bases teóricas desta disciplina, e também foram realizados experimentos simples com correntes e campos magnéticos. A oficina, realizada de forma online, teve 151 inscritos, dos quais compareceram 71. Os participantes avaliaram a oficina como boa, muito boa ou ótima em todos os quesitos.

A Coordenadoria de Extensão agradece a todos(as) participantes e a todos(as) envolvidos(as) na realização.