Programa de Bolsa de Extensão

Unidade: Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW

Projeto: “FISIQUEiRA: conceitos de física por meio da capoeira”

Prazo para inscrição: 18/08/2023

Quantidade:

- 2 bolsas disponíveis para alunos de Graduação (ProEC 02/2023)

Valor da bolsa: 75% do valor correspondente a Bolsa de Iniciação Científica FAPESP.

Carga horária: 10 horas semanais

Duração: 06 meses

Descrição das atividades do bolsista

- Participar de reuniões com a equipe do FISIQUEiRA.

- Participação semanal nas atividades de extensão realizadas no FISIQUEiRA.

- Auxiliar em aspectos gerais do FISIQUEiRA.

Sobre o FISIQUEiRA

O objetivo deste projeto é explorar os movimentos corporais dos participantes e a sonoridade de instrumentos musicais, utilizando elementos típicos da Capoeira Angola, para a abordagem de conceitos de física. A Capoeira Angola é uma manifestação da cultura popular afro-brasileira que congrega elementos de luta, esporte, dança, música, entre outros. O projeto propõe abordar conceitos físicos de uma maneira simples e lúdica por meio dos movimentos e instrumentos musicais da capoeira, visando romper a barreira de que “física é difícil”. Além disso, visa-se transmitir e valorizar aspectos da cultura popular afro-brasileira; realizar uma atividade física com os participantes, dado que estão mais que comprovados os benefícios do esporte para a saúde física e mental; e chamar a atenção do público alvo de que a ciência se manifesta em tudo o que fazemos. O público alvo do projeto são escolas e centros comunitários da região de Campinas que estejam interessados nessa dinâmica. O projeto pretende envolver estudantes de graduação do IFGW para auxiliarem tanto no desenvolvimento da metodologia de ensino (da capoeira com a física) quanto na realização das aulas em si.

Inscrição:

Os alunos interessados deverão enviar os documentos abaixo, no formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 18 de agosto de 2023.

- Histórico Escolar

- Curriculum vitæ (Lattes)

Requisitos:

Poderão se apresentar estudantes de qualquer curso das áreas STEM (matemática, física, química, computação, engenharias, etc.). Todos muito bem-vindos, mesmo aqueles que nunca praticaram capoeira.

Critérios de seleção do bolsista serão:

I - Disponibilidade de cumprimento de carga horária e horários estabelecidos na proposta da bolsa;

II - Currículo Lattes;

III - Média das notas do histórico escolar;

IV – Aprovação em disciplinas cursadas.