Você sabe o que é um neutrino? O neutrino é uma partícula subatômica fundamental, ou seja, um dos bloquinhos que se juntam para formar tudo que existe à nossa volta. A descoberta do neutrino foi um processo bastante intrigante, já dando indicações das surpresas que poderiam aparecer ao tentarmos entender seu papel na construção do universo. O neutrino é quase um fantasma: não tem carga elétrica, quase não interage com a matéria e radiações, e sua massa é ínfima, a menor, e bastante menor, do que outras partículas fundamentais. No entanto, é a segunda partícula em abundância no universo (perde apenas para o fóton, uma partícula de luz!) e exerce um papel fundamental como agente modelador do universo que conhecemos. É sobre isso que o professor Prof. Dr. Ernesto Kemp falará na edição deste mês do projeto Física para Curiosos promovido pelo IFGW/UNICAMP.

Esperamos você dia 23 de setembro às 19h, presencialmente no auditório do IFGW ou remotamente através de transmissão pelo link, para aprendermos juntos um pouco sobre estes fatos e outros mais que transformam o estudo de neutrinos em uma das mais instigantes aventuras da física moderna.

Mais informações:

Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/

Evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/1437774450062218

Acompanhe o IFGW no portal e redes sociais: