Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin" - IFGW/UNICAMP, no dia  6 de maio às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Guillermo Cabrera. O título será "A Corrida pelo Frio: uma breve história da Supercondutividade e Epílogo".

A história da Supercondutividade está intimamente ligada à procura por temperaturas cada vez mais baixas, rumo ao mítico zero absoluto. A liquidificação do hélio, em 1908 por Heike Kamerlingh Onnes em Leiden, foi um fato marcante na física das baixas temperaturas. Tendo feito isso, seu laboratório não demorou muito em descobrir a supercondutividade, medindo a condutividade elétrica de metais puros, como mercúrio, alumínio e chumbo, a temperaturas muito baixas (1911). E é aqui, na verdade, que começa a nossa história. Ela será contada através de resenhas de seus principais protagonistas, com a formulação da teoria BCS (Bardeen, Cooper e Schrieffer) e desenvolvimentos posteriores. No Epílogo, discutimos a ubiquidade do fenômeno e o “paradoxal retorno” da nossa história para temperaturas altas.

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( https://bit.ly/FísicaParaCuriosos ) e também pela página do IFGW no Facebook. Participe conosco, assista online!

Mais informações:
Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: https://bit.ly/3vrHHdf

 
 
Acompanhe o IFGW no portal e redes sociais:
Extensão/IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/extensao_ifgw/