A Física de Partículas investiga as menores escalas de distância e tempo acessíveis experimentalmente. Novas teorias foram desenvolvidas para descrever novos resultados experimentais e possibilitar uma melhora da nossa compreensão sobre como a natureza se comporta em escalas tão pequenas. No outro extremo, a Astronomia e a Cosmologia investigam objetos em escalas imensas, onde estrelas, galáxias, conglomerado de galáxias, fornecem a dimensão das escalas de distância envolvidas nestes estudos. Recentemente estas duas áreas, tão distintas em termos de escalas, trabalham juntas na exploração da fronteira do conhecimento. A Física de Partículas é ingrediente fundamental na investigação de objetos astrofísicos, e dados astrofísicos fornecem uma nova janela para investigar as propriedades das partículas elementares, o que torna esta área de investigação uma área profícua em termos de novos resultados.

Por essas razões, convidamos a alunos dos últimos anos de graduação em Física, Matemática e Engenharias, além de alunos de pós-graduação e pesquisadores que tenham interesse em conhecer o instituto e a pesquisa na área em questão, a participarem deste curso que será realizado no período de 17 a 21 de fevereiro de 2020.  Serão ministradas palestras e mini-cursos sobre aspectos teóricos da Física de Partículas, técnicas de detecção de partículas elementares e resultados experimentais recentes, tópicos em astrofísica e cosmologia, entre outros assuntos.


As inscrições estão abertas e os interessados poderão solicitar auxílio financeiro em forma de diárias, que será concedido ou não, de acordo com a disponibilidade de recursos.

Mais informações e inscrição: http://sites.ifi.unicamp.br/veraoifgw

Evento no Facebook: http://bit.ly/CursoDeVerãoIFGW2020