No sábado 19/10/2019 o IFGW realizou a XLII Oficina de Física "Cesar Lattes". O tema da Oficina foi “Do micro ao macro: Partículas e Cosmologia”, e contou com as palestras “O universo nos olhos de um telescópio”, dada pela Profa. Dra. Flávia Sobreira; “A matéria em condições extremas: estudando colisões de íons pesados no LHC”, dada pelo Prof. Dr. David Chinellato; “Astronomia de Neutrinos: olhando o Universo com outros olhos”, dada pelo Prof. Dr. Orlando Peres; e “O que mais vem do céu além da luz das estrelas?”, ministrada pela Profa. Dra. Carola Dobrigkeit. A Oficina teve 82 inscritos (dos quais 50 alunos de graduação, 10 alunos de ensino médio e 16 professores)

Vale a pena mencionar que, com o intuito de preservar o meio-ambiente e reduzir gastos e desperdícios, nesta Oficina iniciamos na Extensão um programa RRR (reduzir, reciclar, reutilizar): os participantes foram instruídos a trazerem sua própria caneca e o coffee break foi contratado sem copos plásticos descartáveis; a Oficina não proporcionou pastas nem canetas nem blocos aos participantes (que também foram instruídos a trazer material para anotações, caso assim o desejassem); os crachás foram feitos de cartolina, sem envoltório plástico, e o fio utilizado nos mesmos foi barbante de algodão. Os crachás também vieram sem o número da edição ou ano da Oficina e cada participante escrevia o nome nos mesmos, de modo que os crachás excedentes poderão ser usados numa próxima Oficina. Na Oficina anterior tivemos 79 participantes, sendo que as despesas com o material foram de aproximadamente 20% do valor arrecado com as taxas de inscrições. Nesta Oficina tivemos 82 participantes, a despesa com material (crachás) foi de 0,008% do valor arrecadado e os valores das taxas de inscrição foram reduzidos. A única despesa que tivemos com material foi do crachá que foi feito na gráfica da Unicamp a um valor de R$ 0,22 a unidade (fizemos 110 unidades e os que sobraram poderão ser aproveitados na próxima Oficina).

A Coordenadoria de Extensão agradece a todos os envolvidos na organização, aos palestrantes e aos participantes.