Selecione seu Idioma

Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Colóquio da Pós-Graduação do IFGW - Prof. Guilherme Stecca Marcom - IFGW
Quinta-feira, Maio 22, 2025, 16:00
Contato: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Saberes, Autoeficácia e Desigualdades: Investigando a Aprendizagem em Física na Unicamp.

Nesta palestra, vamos apresentar os fundamentos, a metodologia e os resultados parciais do projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da UNICAMP, que investiga como variáveis cognitivas, psicológicas e socioeconômicas influenciam a aprendizagem de conteúdos de mecânica por estudantes da disciplina de Física Geral I.

O estudo parte de uma preocupação concreta: muitos futuros profissionais de Física enfrentam dificuldades persistentes em consolidar conceitos fundamentais da disciplina, o que compromete sua formação e atuação nos diferentes espaços, inclusive as escolas. Para compreender melhor esse cenário, o projeto articula três eixos principais — saberes conceituais de Física, autoeficácia matemática e perfil socioeconômico — e utiliza instrumentos como o Force Concept Inventory (FCI) e um questionário de autoeficácia em desenvolvimento e validação.

A abordagem metodológica envolve análise fatorial, índices psicométricos e indicadores de desempenho comparativo, como o ganho normalizado e a distância de Cohen, buscando mapear como as crenças de autoeficácia, as dificuldades com a linguagem matemática e os marcadores sociais de diferença (como renda, gênero e raça) se articulam e influenciam a aprendizagem. Durante a palestra, discutiremos os primeiros dados coletados com mais de 600 estudantes da disciplina de Física Geral I, destacando padrões de desempenho e desigualdade, além de propor reflexões sobre a influência da violência simbólica no processo de formação dos saberes científicos.

A pesquisa, ainda em andamento, busca subsidiar a construção de estratégias pedagógicas mais equitativas, fortalecer a permanência de estudantes nos cursos de licenciatura e outros, contribuir para uma formação docente mais crítica, sólida e inclusiva.

Local Auditório do IFGW