Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Física para Curiosos: SIRIUS: o que é, e para que serve a tal luz síncrotron
Sexta-feira, Outubro 04, 2024, 19:00
Contato: Viviane

SIRIUS é a nova fonte de radiação síncrotron (calma... não pare de ler agora por favor...) em operação no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, em Campinas, SP. Trata-se de um dos maiores empreendimentos científicos do Brasil, e deve proporcionar à comunidade científica brasileira ferramentas mundialmente competitivas para o estudo dos mais diversos materiais. Nessa apresentação vamos conversar sobre o que vem a ser essa tal luz síncrotron, além de exemplos interessantes de seu uso (espero que você não tenha aracnofobia, mas goste de pão ...). Vamos também mostrar alguns desafios de engenharia que foram vencidos ao longo da construção e comissionamento do SIRIUS. Finalmente, concluiremos explicando como se dá o acesso aos instrumentos do SIRIUS, e onde encontrar mais informações sobre seu uso.

Se você tem alguma curiosidade, mande sua pergunta pelo Instagram @fisicaunicamp.ext

Entrada franca com pipoca à vontade!
4 de outubro às 19h
Local: Presencialmente no auditório da Física/Unicamp