Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Colóquio da Pós-Graduação do IFGW - Profª. Karin da Costa Calaza (Universidade Federal Fluminense)
Quinta-feira, Junho 13, 2024, 16:00

Profª. Karin da Costa Calaza (Universidade Federal Fluminense)

Título: Viés implícito e as desigualdades na ciência

A neurociência tem demonstrado que grande parte do processamento cerebral ocorre de forma não consciente. O viés implícito é um fenômeno natural no qual o encéfalo forma constantemente associações automáticas de modo a gerar respostas rápidas frente as diferentes situações. O viés implícito que envolve tanto avaliações favoráveis quanto desfavoráveis é ativado involuntariamente e sem consciência ou controle intencional do indivíduo. Portanto, várias pistas do ambiente podem implicitamente afetar nosso comportamento, e em última instância nossas avaliações, comportamentos e decisões. Assim, como as pessoas não têm acesso consciente para determinar seu viés de acordo com suas convicções pessoais, este viés pode ocorrer mesmo que a pessoa esteja convencida de que nunca se comportaria de modo diferente de suas convicções. Estas associações implícitas que nosso encéfalo faz, podem nos fazer sentir e tomar atitudes em relação a outras pessoas baseadas em características como raça, etnia, gênero, idade e aparência, mesmo que a princípio não concordemos conscientemente com elas. Apesar de as mulheres já perfazerem 60% dos formandos nas universidades do Brasil, a distribuição nos cursos de diferentes áreas é significativamente desigual. Além disso, as mulheres e pessoas negras ainda se encontram sub-representadas em posições de gestão e liderança, tanto na academia quanto na política e no mercado de trabalho. Existem várias razões que poderiam explicar esse fenômeno, abordaremos mais especificamente dados da área da neurociência sobre o funcionamento do cérebro e viés implícito.

Local Auditório do IFGW