Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Colóquio da Pós-Graduação do IFGW - Prof. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira (Departamento de Física e Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos - UFSCAR)
Quinta-feira, Abril 18, 2024, 16:00

A divulgação científica é fundamental para a carreira do cientista?

Prof. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

O trabalho do cientista é sempre intenso e vibrante. Quem escolhe essa carreira, apesar das dificuldades inerentes que ela apresenta, em particular no Brasil, costuma foca-lá basicamente nas pesquisas, publicações e formação de novos cientistas. Contudo, como a Ciência é uma atividade que depende principalmente  de financiamentos públicos e estes estão em nosso país sempre ao sabor dos governantes, se os cientistas não mostrarem para os tomadores de decisão e a população em geral a importância do seu trabalho este se tornará cada vez menos valorizado. Além disso, no atual momento em que vivemos observamos contínuos ataques ao conhecimento científico devido às ideias pseudocientíficas e teorias conspiratórias a respeito dos resultados da Ciência. Nesse colóquio vamos discutir as diferentes estratégias de disseminação e comunicação pública da Ciência com o objetivo de estimular os cientistas a incorporarem essas práticas no seu fazer acadêmico.

Local Auditório do IFGW