Selecione seu Idioma

Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Colóquio da pós-graduação do IFGW - Prof. Marcelo Knobel (DFMC/IFGW)
Quinta-feira, Março 07, 2024, 16:00
Contato: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A Física no combate ao negacionismo e à desinformação

Prof. Dr. Marcelo Knobel

A ciência tem sido atacada e maltratada. Além da falta de investimento, o negacionismo científico e as pseudociências encontraram terreno fértil para prosperar nas redes sociais em um momento de um futuro incerto. Paradoxalmente, a pandemia destacou a importância das instituições públicas de pesquisa e universidades, e ampliou as vozes de cientistas, jornalistas e disseminadores científicos, que têm agido incansavelmente para combater as falácias e crenças que se espalham por toda parte. Mesmo assim, observamos retrocessos preocupantes e somos inundados diariamente com promessas de curas milagrosas, questionamento de vacinas e negação de fatos consolidados, que incluem teorias de conspiração e práticas cada vez mais elaboradas de disseminação de notícias falsas. Hoje em dia, engajar-se na luta contra pseudociências (métodos e práticas duvidosas que se disfarçam de ciência) e desinformação (informações falsas ou enganosas que se espalham deliberadamente) é um imperativo ético e humanitário. Mas como fazer isso? Uma das formas é disseminar a Ciência, e em particular a Física. É importante mostrar como as investigações são realizadas, o trabalho árduo dos pesquisadores e a importância de continuar investindo na formação de pessoas e infraestrutura continuamente, para que possamos pelo menos almejar um desenvolvimento sustentável. Além disso, é vital promover a consciência da ciência e o encantamento por sua incrível beleza, como permeia nossa vida e até onde podemos avançar
graças a ela. Ao mesmo tempo, convém alertar sobre o absurdo e o perigo das pseudociências e do negacionismo, que podem ir muito além dos aparentemente inofensivos e absurdos terraplanistas. É fundamental que pesquisadores e estudantes se engajem mais ativamente na divulgação das ciências, para buscar explicar melhor os métodos científicos e estimular o pensamento crítico e enfrentar a realidade, por mais dura que seja. Discutirei alguns exemplos práticos de como identificar pseudociências, e como cada um de nós pode se envolver nesta importante batalha.

 

Local Auditório do IFGW