Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

OFICINA DE FÍSICA: "FÍSICA MODERNA NA SALA DE AULA”
Sábado, Maio 06, 2023, 08:20
Contato: Viviane

XLVIII OFICINA DE FÍSICA “CESAR LATTES”

FÍSICA MODERNA NA SALA DE AULA

O Instituto de Física Gleb Wataghin – IFGW/UNICAMP, convida a toda a comunidade para a XLVIII Oficina de Física “César Lattes”. O tema desta edição é “FÍSICA MODERNA NA SALA DE AULA” e será realizada em 06 de maio de 2023. A oficina será 100% online e gratuita, pelo Google Meet.

A Física Moderna impactou e impacta nossas vidas de diversas maneiras e, no entanto, praticamente não é abordada no Ensino Médio, por ter uma fama de ser algo extremamente complexo. Nesta oficina serão introduzidas várias áreas de Física Moderna (Mecânica Quântica, Óptica Ondulatória, Cosmologia, Física Médica, Física de Partículas) com conceitos simples que podem ser passados para alunos do EM. Focaremos a exposição dos temas sem recorrer a formalismos matemáticos além daqueles previstos no EM, discutindo as implicações físicas teóricas e práticas de cada tópico e seus panoramas nos dias de hoje.

As Oficinas de Físicas são focadas para professores do ensino médico, curiosos e entusiastas são bem-vindos!

Cosmologia

Carolina Idelfonço

Perguntas e discussão

Ótica: Surfando nas ondas de luz

Pedro Ariston Costa Pessoa

Física Médica

Marina Cabral De Paulo

Intervalo

Mecânica quântica: O que está por trás de tudo

Marcos Luiz Ferreira Gomes

Física de partículas

Gabriel Reis Garcia

Encerramento

Inscrições (inscrições até 05/05, sexta-feira)

Para se inscrever clique aqui

COSMOLOGIA

A Cosmologia compromete-se a estudar a origem, composição e evolução do Universo. Nesta oficina, veremos uma breve história do desenvolvimento da Cosmologia: de teorias mais antíguas sobre o Universo até os modelos mais atuais. Além disso, vamos examinar as técnicas e ferramentas que foram desenvolvidas para explorar a vastidão do espaço e do tempo.

ÓTICA: SURFANDO NAS ONDAS DE LUZ

A natureza da luz intrigou a humanidade através de milênios. A concepção da luz como onda eletromagnética foi o início da mudança de paradigma que desembocaria no surgimento tanto da mecânica quântica quanto na relatividade restrita. Tal conceito tão fundamental ao nascimento da física moderna pode parecer bastante contra intuitivo à primeira vista. Nosso objetivo aqui é quebrar tal barreira, mostrando que com um olhar atento tais efeitos ondulatórios podem ser facilmente observados com objetos de nosso dia-a-dia.

FÍSICA MÉDICA

Antes do conhecimento da faceta nociva da radiação ao tecido biológico, materiais radioativos foram utilizados até em produtos de maquiagem! Vamos discutir desde os contextos da descoberta da radiação e suas primeiras utilizações, até o desenvolvimento de modernos equipamentos e metodologias que utilizam esta mesma radiação no tratamento de diversas doenças. Vamos compreender quando a radiação nos faz mal e como podemos utilizá-la a nosso favor em diversas aplicações de diagnóstico e tratamento.

MECÂNICA QUÂNTICA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO

Durante o século XVIII acreditava-se que a física estaria completa em pouco tempo. A Mecânica Quântica foi a resposta de uma das perguntas que acabou gerando mais uma infinidade de perguntas.  Vamos conhecer um pouco desse conhecimento que revolucionou a forma de pensarmos o nosso universo com os experimentos de interferências de ondas e partículas.

FÍSICA DE PARTÍCULAS

A Física de Partículas aborda a questão: “Do que é feita a matéria?” Ao longo da história da ciência nós fomos montando esse quebra-cabeça conhecido como “O Modelo Padrão das Partículas Elementares” e com ele explicamos os bloquinhos fundamentais da matéria e suas interações. Mas como sempre, nas ciências, grandes questões ainda permanecem: Essas partículas são de fato elementares, indivisíveis? São apenas quatro interações fundamentais da natureza? Por que o modelo padrão não explica a gravidade? E matéria escura, o que é isso? Toda essa Física pode ser discutida de maneira rica sem invocar o complicado formalismo matemático que a descreve e ainda assim nos dar intuição e entusiasmo sobre o universo.

CERTIFICADOS

Para receber o certificado de participação é necessário ter no mínimo 75% de presença no evento e preencher o requerimento, cujo link será informado no decorrer da Oficina. Para cada palestra, a presença será dada desde que o participante esteja presente por pelo menos 75% do tempo de sua duração (ou seja, uma pessoa que entrar por 10 minutos e sair, será considerada com falta nessa atividade). Também serão considerados ausentes os participantes que permanecerem online após 15 minutos do término da atividade.

Os certificados estarão disponíveis na plataforma Sympla, a partir do dia 30 de maio de 2023. É importante verificar se o nome e e-mail cadastrados foram preenchidos corretamente, pois não será possível correção após o envio.

Acompanhe o IFGW no portal e redes sociais:

Extensão/IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/extensao_ifgw

IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/ifgw.unicamp