Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Seminário do DRCC - Luan Bonneau Arbeletche (IFGW-Unicamp & IFSC -USP - São Carlos) - Simulação e detecção de chuveiros atmosféricos extensos
Quarta-feira, Outubro 26, 2022, 16:00

Palestrante:  Luan Bonneau Arbeletche (Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP, e Instituto de Física de São Carlos, USP)

Título: Simulação e detecção de chuveiros atmosféricos extensos

Resumo:
Entre os principais objetivos da astrofísica de partículas está a medida e caracterização dos fluxos de diferentes espécies de partículas de origem cósmica que atingem a Terra. Nos regimes mais energéticos (acima de 10^15 eV para a componente carregada dos raios cósmicos e 10^11 eV para raios gama), somente conjuntos de detectores instalados no solo e com grande áreas de coleção (centenas a milhares de km^2) são capazes de atingir a sensibilidade necessária para estudar essas partículas. Em tais experimentos, as propriedades dos raios cósmicos são inferidas pela observação das cascatas de partículas e radiação induzidas na atmosfera. Essas cascatas, cunhadas de chuveiros atmosféricos extensos, serão objeto de estudo central neste seminário. O processo de deconvolução dos observáveis de chuveiros em termos das características da partícula primária depende da descrição de como as partículas interagem e produzem radiação na atmosfera. Neste panorama, será apresentada uma compilação de resultados obtidos através da simulação de Monte Carlo de chuveiros atmosféricos extensos e o estudo de seus observáveis. Em última análise, os resultados apresentados tem como objetivo aperfeiçoar as técnicas de análise de dados em astrofísica de partículas, bem como propor novas técnicas.

Local Auditório Méson Pi – DRCC