Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Curso de Verão 2022
De Segunda-feira, Fevereiro 14, 2022 -  08:30
Até Quinta-feira, Fevereiro 17, 2022 - 17:00
Contato: Viviane

A Óptica e Fotônica, tanto como ciência fundamental quanto aplicada na área tecnológica, é responsável por grandes mudanças de paradigma na humanidade. Tem se tornado, principalmente nas últimas décadas, um campo dominante impactando muitos aspectos de nossa vida cotidiana, como as áreas de entretenimento, medicina e telecomunicações. O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) possui uma forte tradição de pesquisa em óptica e fotônica, que continua sendo consolidada desde sua fundação. Atualmente, o IFGW possui uma intensa e vibrante pesquisa em óptica e fotônica voltada a áreas como desenvolvimento de dispositivos fotônicos e fibras ópticas, espectroscopia óptica ultrarrápida de materiais avançados, óptica quântica e desenvolvimento de técnicas ópticas aplicadas a biomedicina, para citar algumas áreas.

O  Curso de Verão 2022 visa proporcionar aos alunos de final de graduação uma visão das possibilidades de pesquisa em Óptica e Fotônica no IFGW, com minicursos e palestras de professores do próprio instituto que apresentarão princípios básicos e específicos de suas pesquisas, que vão da aplicação de óptica e fotônica desde a biomedicina até o desenvolvimento de tecnologias fotônicas para computação quântica. Também teremos uma palestra internacional com a renomada Professora Michal Lipson, da Columbia University, especialista em fotônica de silício. Além das palestras e minicursos, haverá visitas virtuais a vários laboratórios que desenvolvem pesquisa nessa área, incluindo o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Por essas razões, convidamos os alunos dos últimos anos de graduação em Física, Matemática e Engenharias, além de alunos de pós-graduação e pesquisadores que tenham interesse em conhecer o instituto e a pesquisa na área em questão, a participarem deste curso, que será realizado de forma online, no período de 14 a 17 de fevereiro de 2022.

Mais informações e inscrição: http://sites.ifi.unicamp.br/veraoifgw

Evento no Facebook: https://bit.ly/3DKZMnm

Local Google Meet