Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos: "Os mistérios da Mecânica Quântica"
Sexta-feira, Junho 11, 2021, 19:00
Contato: Viviane

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW/UNICAMP, no dia 11 de junho, às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima, docente do IFGW. O título será "Os mistérios da Mecânica Quântica"

A história da Mecânica Quântica está repleta de controvérsias, mistérios e interpretações duvidosas. Por um lado, é uma das mais bem sucedidas teorias da física, apresentando um formalismo matemático sofisticado e que corresponde aos experimentos. Além disso, as aplicações da teoria foram responsáveis por grandes revoluções tecnológicas nos últimos cem anos. Por outro, ainda é um desafio explicar como seus conceitos matemáticos correspondem à realidade. Desde o início, essa dificuldade inspirou importantes discussões entre os maiores físicos das últimas gerações, e diversas interpretações e alternativas foram propostas a fim de "completar" a teoria. Neste seminário apresentaremos um novo olhar para esse problema. Assumimos que não há nada importante faltando na mecânica quântica, há apenas limitações impostas pela realidade física (e bem descritas pela teoria). Os mistérios que a perseguem desde seu nascimento são
esclarecidos por uma interpretação apropriada dessas limitações.
Apresentaremos duas regras de interpretação para serem incorporadas na bem aceita interpretação de Copenhagen. Discutiremos os efeitos dessas regras sobre alguns dos mistérios mais polêmicos (colapso da função de onda, papel do observador, partículas entrelaçadas e gato de Schrödinger).

 

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2021 ) e também pela página do IFGW no Facebook. Participe conosco, assista online!

Mais informações:

Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_11Junho

Local Zoom / Live no Facebook do IFGW