Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos: "O que é emaranhamento quântico?"
Sexta-feira, Maio 14, 2021, 19:00

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW/UNICAMP, no dia  14 de maio, às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Paulo A. Nussenzeig, docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O título será "O que é emaranhamento quântico?"

A teoria quântica é uma das mais bem sucedidas construções científicas para descrever a natureza.  Porém, ela nos obriga a aceitar conceitos que contrariam nossa intuição baseada em fenômenos cotidianos.  Parece-nos pressuposto fundamental para qualquer teoria que possamos prever os resultados de experimentos independentemente de nossa ação (ou seja, medir propriedades dos sistemas e não de nossa ação sobre eles); que as propriedades dos sistemas físicos sejam determinadas localmente, sem que sejam instantaneamente influenciados à distância.  Pois sistemas físicos governados pela mecânica quântica não precisam “respeitar” simultaneamente essas premissas.  Eles podem ser emaranhados.  Nessa apresentação para curiosos, discutiremos a importância do conceito de emaranhamento para os fundamentos da teoria quântica e algumas de suas aplicações em ciência quântica de informação.
 
 

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2021 ) e também pela página do IFGW no Facebook.

Participe conosco, assista online!

Mais informações:

Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_14Maio

Clique aqui e se inscreva no IFGW Play, o canal do YouTube do IFGW

Local Zoom / Live no Facebook do IFGW