Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Seminário com Catalina Curceanu, do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare
Quinta-feira, Maio 13, 2021, 10:00
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Seminário do DRCC terá como palestrante nesta quinta-feira, 13/05, a pesquisadora-chefe do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (Frascati, Italy), Catalina Oana Curceanu. O título é “Quantum mechanics under test in the underground laboratory of Gran Sasso”.
Catalina trabalha no experimento VIP2 (Violação do Princípio de Pauli) no Laboratori Nazionali del Gran Sasso, e vai abordar os resultados obtidos nas pesquisas, além de discutir os dados mais recentes publicados em artigo na Nature Physics (“Underground test of gravity-related wave function collapse”), do qual é uma das autoras. 
A palestrante é autora do livro “Dai Buchi Neri all'adroterapia. Un Viaggio nella Fisica Moderna”, publicado em 2013 pela Springer. Em 2010, foi premiada como Personalidade do Ano pela Academia Romena em Roma e, em 2017, ganhou a Distinção Emmy Noether da European Physical Society para Mulheres na Física, por suas contribuições para o QCD de baixa energia. 
O evento terá início às 10h, excepcionalmente, por causa do colóquio da Pós-Graduação, que será realizado nesta mesma data, na parte da tarde. 
Os seminários do DRCC estão ocorrendo à distância, pelo Zoom, por conta das normas de distanciamento social seguidas pela Unicamp. Interessados em participar deverão enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o link de acesso.
O resumo da palestra pode ser acessado em https://portal.ifi.unicamp.br/seminarios-do-drcc

(Com informações da Wikipédia)


Crédito da foto: Reprodução


A pesquisadora Catalina Curceanu
 

Local DRCC (ZOOM)