Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos: Ciência na Pandemia: como navegar em um mar de desinformação
Sexta-feira, Abril 16, 2021, 19:00
Contato: Viviane

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW, no dia  16 de abril, às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Leandro Tessler, docente do IFGW. O título será "Ciência na Pandemia: como navegar em um mar de desinformação".

A pandemia de Covid-19 mudou a atitude do público perante o conhecimento. Informação científica passou a ser um elemento presente nas conversas do dia a dia. Isso teve duas consequências importantes: Por um lado, divulgadores e tradutores da ciência assumiram um protagonismo inédito. Por outro, desinformação (informação falsa produzida com a intenção de enganar) passou a circular, especialmente entre pessoas com pouco ou nenhum contato com ciência e com o fazer científico. No Brasil, isso coincidiu com um governo que adotou um discurso abertamente anticientífico e tentou (ainda tenta) reduzir o conhecimento a uma questão de opinião e posicionamento político. Órgãos e instituições oficiais elaboram políticas públicas baseadas na negação da ciência, simplesmente porque a maior parte da população não sabe como o conhecimento científico é construído. As consequências têm sido desastrosas. O Brasil apresenta cifras mais alarmantes a cada dia que passa. Talvez a única saída para essa situação seja convidar o público em geral a pensar como cientistas. Para isso é preciso mostrar como fazemos ciência, as limitações da ciência e quais as soluções efetivas que ela apresenta. Como em qualquer situação de saúde pública, somente a boa ciência poderá apontar soluções para a pandemia 

 

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2021 ) e também pela página do IFGW no Facebook.

Participe conosco, assista online!

Mais informações:

Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_16Abril

Local Zoom / Live no Facebook do IFGW