Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Curso de Verão 2021: Física da matéria condensada
Segunda-feira, Fevereiro 08, 2021, 08:30
Até Quinta-feira, Fevereiro 11, 2021
Contato: Viviane

Átomos isolados possuem propriedades físicas que podem ser explicadas com altíssima precisão por teorias microscópicas baseadas principalmente na mecânica quântica. No entanto, quando estes interagem em distâncias na escala do raio atômico, dando origem a sólidos macroscópicos (cristalinos ou amorfos), líquidos, moléculas ou nanopartículas, as propriedades físicas que emergem de tais interações se tornam extremamente diversas, podendo ser tão complexas a ponto de teorias microscópicas muito bem estabelecidas não serem capazes de explicá-las em sua totalidade. A física da matéria condensada investiga como tais propriedades dependem de parâmetros microscópicos, que descrevem os constituintes de um sistema na fase condensada e suas interações, com base em teorias bem estabelecidas e/ou ainda em desenvolvimento. Um exemplo clássico de teoria ainda em pleno desenvolvimento é a da supercondutividade a altas temperaturas críticas.

Aliada a essa diversidade de fenômenos e sistemas que emergem na fase condensada, o enorme avanço tecnológico nas últimas décadas das técnicas experimentais de caracterização e poder computacional disponível para modelamento teórico têm levado a pesquisa teórico-experimental em física da matéria condensada cada vez mais próxima aos limites impostos pela mecânica quântica, tanto nas escalas espaciais quanto temporais. O progresso contínuo da pesquisa em física da matéria condensada é de extrema importância, tanto do ponto de vista da ciência fundamental quanto da aplicada, visto que os principais avanços tecnológicos que são parte fundamental do cotidiano da sociedade moderna são majoritariamente, direta ou indiretamente, resultantes dessa tão importante linha de pesquisa.

Por essas razões, convidamos a alunos dos últimos anos de graduação em Física, Matemática e Engenharias, além de alunos de pós-graduação e pesquisadores que tenham interesse em conhecer o instituto e a pesquisa na área em questão, a participarem deste curso, que será realizado no período de 8 a 11 de fevereiro de 2021. Neste curso, serão ministradas palestras e minicursos sobre aspectos teóricos, experimentais e computacionais da Física da Matéria Condensada, além de visitas virtuais a vários laboratórios que desenvolvem pesquisa nessa área, incluindo o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Mais informações e inscrição: http://sites.ifi.unicamp.br/veraoifgw

Evento no Facebook: http://bit.ly/CursoDeVerãoIFGW2021

Local ON LINE