Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Seminário com Rita de Cássia dos Anjos, ganhadora do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2020 (L’Oréal-Unesco-ABC)
Sexta-feira, Novembro 20, 2020, 11:00

A física Rita de Cássia dos Anjos é a convidada do DRCC para o Seminário desta sexta (20/11). Rita vai abordar seu trabalho de pesquisa em raios cósmicos na palestra “Upper limits on the total cosmic-ray luminosity of individual sources from gamma-rays”. Ela é uma das premiadas no Programa para Mulheres na Ciência – 2020, promovido pela L’Oréal Brasil, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências (ABC), vencendo na categoria de Ciências Físicas.

Rita de Cássia é colaboradora do projeto “Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica”. O projeto conta com atividades em robótica, arduino e astronomia. O público-alvo são meninas de escolas públicas da cidade de Palotina, no Paraná.

Graduada em Física Biológica pela Unesp, Rita de Cássia fez o mestrado e o doutorado em Física na USP São Carlos e, desde agosto de 2014, é docente na Universidade Federal do Paraná. Ela trabalha com raios cósmicos de energias acima de 1EeV (Observatório Pierre Auger) e energias entre 10GeV e 100TeV (Cherenkov Telescope Array - CTA). Tem experiência na área de Física com ênfase na propagação de raios cósmicos e interações de partículas e raios gama, Estudo da Equação de Schrödinger (Fokker Planck) e modelos integráveis. É membro do Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, em Malargue, na Argentina, desde 2014 e membro do Observatório Cherenkov Telescope Array - CTA desde 2015.

O seminário terá início às 11h e será à distância, pelo Zoom, por conta das normas de distanciamento social seguidas pela Unicamp. Interessados em participar deverão enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o link de acesso.

O resumo da palestra pode ser acessado em https://portal.ifi.unicamp.br/seminarios-do-drcc

A cientista Rita de Cássia dos Anjos

Crédito da foto: Reprodução (IFSC-USP)

Local : Zoom