Sexta-feira, Novembro 20, 2020, 11:00
Contato: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
A física Rita de Cássia dos Anjos é a convidada do DRCC para o Seminário desta sexta (20/11). Rita vai abordar seu trabalho de pesquisa em raios cósmicos na palestra “Upper limits on the total cosmic-ray luminosity of individual sources from gamma-rays”. Ela é uma das premiadas no Programa para Mulheres na Ciência – 2020, promovido pela L’Oréal Brasil, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências (ABC), vencendo na categoria de Ciências Físicas.
Rita de Cássia é colaboradora do projeto “Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica”. O projeto conta com atividades em robótica, arduino e astronomia. O público-alvo são meninas de escolas públicas da cidade de Palotina, no Paraná.
Graduada em Física Biológica pela Unesp, Rita de Cássia fez o mestrado e o doutorado em Física na USP São Carlos e, desde agosto de 2014, é docente na Universidade Federal do Paraná. Ela trabalha com raios cósmicos de energias acima de 1EeV (Observatório Pierre Auger) e energias entre 10GeV e 100TeV (Cherenkov Telescope Array - CTA). Tem experiência na área de Física com ênfase na propagação de raios cósmicos e interações de partículas e raios gama, Estudo da Equação de Schrödinger (Fokker Planck) e modelos integráveis. É membro do Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, em Malargue, na Argentina, desde 2014 e membro do Observatório Cherenkov Telescope Array - CTA desde 2015.
O seminário terá início às 11h e será à distância, pelo Zoom, por conta das normas de distanciamento social seguidas pela Unicamp. Interessados em participar deverão enviar e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., solicitando o link de acesso.
O resumo da palestra pode ser acessado em https://portal.ifi.unicamp.br/seminarios-do-drcc
A cientista Rita de Cássia dos Anjos
Crédito da foto: Reprodução (IFSC-USP)
Local : Zoom