Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos: O Universo fascinante da água: do líquido super-resfriado até os cristais superiônicos
Sexta-feira, Setembro 11, 2020, 19:00


Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW, no dia  11 de setembro às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Maurice de Koning, docente do IFGW. O título será "O Universo fascinante da água: do líquido super-resfriado até os cristais superiônicos".

Venham discutir conosco ! A água é a substância mais importante para a humanidade, sendo responsável pela existência de vida na Terra e pela evolução das suas condições climatológicas. No dia-dia estamos acostumados com apenas três fases condensadas dela, o vapor, o líquido e o gelo. No entanto, estas representam apenas uma pequena mostra das formas possíveis nas quais a água pode se apresentar. Por exemplo, além do gelo comum que encontramos nas nossas geladeiras existem pelo menos 17 outras formas cristalinas da água. Nesta palestra, discutiremos alguns aspectos deste fascinante universo, entre eles o comportamento estranho do líquido super-resfriado e as recentemente descobertas fases cristalinas superiônicas que se acredita serem abundantes no interior de planetas como Urano e Netuno.

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2020 ) e também pela página do IFGW no Facebook.

Participe conosco, assista online!

Mais informações:

Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_11Setembro

Local Zoom / Live no Facebook do IFGW