Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos: Volumes e interfaces: onde mora Deus e onde fica o diabo?
Sexta-feira, Agosto 14, 2020, 19:00
Contato: Viviane

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW, no dia  14 de agosto às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Antonio Riul Junior, docente do IFGW. O título será "Volumes e interfaces: onde mora Deus e onde fica o diabo?".

Wolfgang Pauli comentou uma vez que “Deus fez o volume, e a superfície foi inventada pelo diabo”. Falaremos um pouco sobre o "diabo" das interfaces, e como elas influenciam propriedades cotidianas que nos passam despercebidas. Abordaremos o que rege a agregação espontânea de moléculas em superfícies, como a gordura que gruda em suas mãos quando lava louças, e a formação controlada de películas que são centenas de vezes mais finas que um fio de cabelo. Utilizaremos exemplos simples para ilustrar como as interfaces são fundamentais para o controle de aderência e molhabilidade, fabricação de dispositivos, e em alguns casos até mesmo a “cicatrização” de superfícies. Finalizaremos com exemplos simples de aplicações que mimetizam o que a natureza faz com excelência há bilhões de anos.

Venham discutir conosco !

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2020 ) e também pela página do IFGW no Facebook.

Participe conosco, assista online, fique em casa!

Mais informações:

Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_14Agosto

Local Zoom / Live no Facebook do IFGW