Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Seminários do DRCC: "Experimento CONNIE: últimos resultados"
Quarta-feira, Novembro 27, 2019, 16:00

Palestrante: Carla Bonifazi (UFRJ)

Resumo:

"A física de neutrinos tem sido foco de intensa atividade de pesquisa tanto por suas implicações no conhecimento fundamental da física de partículas, astrofísica e cosmologia, quanto por possíveis aplicações tecnológicas, como o monitoramento de reatores nucleares. O Brasil está agora em posição privilegiada para realizar estudos experimentais de neutrinos de reatores, pois dispõe de um laboratório funcional instalado em um contêiner situado a 30 m do núcleo do reator de Angra 2, condição disponível em poucos países. Um dos experimentos instalados neste laboratório é CONNIE (Coherent Neutrino-Nucleus Interaction Experiment), que visa detectar o espalhamento coerente entre o neutrino e o núcleo em CCDs (Charge-Coupled Devices), que estão sendo empregados pela primeira vez para a detecção de neutrinos.

Embora o espalhamento coerente tenha sido previsto pelo Modelo Padrão em 1973, esta interação só foi medida pela primeira vez em 2017 pela colaboração COHERENT. Este tipo de medida não tinha sido possível de ser realizada há até pouco tempo, pois não se tinha a tecnologia adequada com baixo limiar de detecção, inferior a 10 keV. Atualmente ela é viável graças ao desenvolvimento de novos detectores para os experimentos de busca direta de matéria escura. Nesta apresentação, vou falar sobre o espalhamento coerente, a importância da sua detecção e as implicações para física além do modelo padrão. Também vou apresentar o experimento CONNIE e reportar os últimos resultados obtidos. Finalmente vou discutir sobre as perspectivas para o futuro."

Sobre a palestrante: Doutora (2004) em Física pela Universidade de Buenos Aires, Carla Bonifazi realizou pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004-2007) e no Laboratoire de Physique Nucléaire et des Hautes Energies na França (2007-2009) com bolsa do CNRS. Atualmente é professora associada no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de física experimental de altas energias e astrofísica com ênfase em raios cósmicos. É membro da colaboração internacional Pierre Auger (desde 1997) e tem participado nas diferentes etapas de desenho e construção do Observatório Auger. Em 2014 passou a atuar também na área de neutrinos, em particular na construção, instalação, operação e análise de dados do experimento CONNIE (Coherent Neutrino-Nucleus Interaction Experiment). (Fonte: Currículo Lattes)

Local Auditório Meson pi - DRCC