Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Seminário no DRCC: "O desmatamento da Amazônia e as mudanças climáticas"
Quarta-feira, Outubro 02, 2019, 16:00

Palestrante: Elisa Thomé Sena (Unifesp)

Resumo:
A Amazônia é um ambiente chave para o clima global. Graças à evapotranspiração da floresta, o calor e a umidade da zona tropical são transportados para a zona sub-tropical. Com o advento da agricultura e da revolução industrial, o homem vem alterando significativamente o planeta Terra. As emissões antrópicas de gases de efeito estufa e partículas de aerossol, bem como as mudanças no uso do solo estão fortemente associadas às mudanças climáticas. O desflorestamento tem sido tema de importantes discussões no âmbito científico e político, devido ao seu potencial impacto climático. No Brasil o fogo é utilizado como uma ferramenta para "limpar" a área desmatada de florestas, de forma ilegal, visando a expansão agrícola e pecuária. Estima-se que cerca de 20% da floresta amazônica tenha desaparecido nas últimas três décadas. Tanto as alterações nas propriedades da superfície quanto o aumento na concentração de partículas de aerossol de queimadas modificam o balanço de energia através de alterações nas propriedades de espalhamento e absorção do sistema superfície-atmosfera. Esses processos afetam os fluxos de calor sensível e latente alterando os processos de convecção, desenvolvimento e a microfísica de nuvens. Além disso, o aumento da emissão de gases de efeito estufa pode ter fortes implicações para a temperatura da superfície do mar e para a dinâmica de transporte de umidade do oceano para a Amazônia. Nesta palestra, serão discutidas como as alterações decorrentes do desflorestamento, das queimadas e do aquecimento global, modificam o ciclo hidrológico e o balanço energético sobre o território brasileiro.

Sobre a palestrante: Elisa Thomé Sena possui bacharelado, mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorados na área de física atmosférica pela Universidade de São Paulo e pela NOAA-ESRL (National Oceanic and Atmospheric Administration - Earth System Research Laboratory). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na análise de medidas observacionais de longo prazo, obtidas por sensoriamento remoto por satélite e em solo, para investigar o impacto de partículas de aerossol, superfície e nuvens no balanço radiativo terrestre. Dentre seus principais interesses científicos destaca-se o estudo das alterações antrópicas, decorrentes do desflorestamento e das queimadas na Amazônia, e suas implicações para o clima global. (Fonte: Currículo Lattes)

Local Auditório Meson pi - DRCC