Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Seminário - “Crescimento, estrutura e magnetismo de filmes ultrafinos e multicamadas contendo Fe. ” - Prof. Waldemar Augusto de Almeida Macedo (CDTN)
Terça-feira, Setembro 10, 2019, 16:00 - 17:00
Título:  “Crescimento, estrutura e magnetismo de filmes ultrafinos e multicamadas contendo Fe. ”

Resumo:

Materiais magnéticos nanoestruturados na forma de filmes ultrafinos e multicamadas são hoje de grande interesse. Aspectos como anisotropia magnética perpendicular (PMA) e acoplamento de polarizaçao de troca (exchange bias, EB) em interfaces ferromagneto / antiferromagneto (FM/AF), por exemplo, apresentam amplo potencial para aplicações em novos dispositivos spintrônicos. Nesses tipos de nanoestruturas magnéticas, a possibilidade de se realizar medidas resolvidas em profundidade e acessar interfaces recobertas por camadas espessas pode ser uma abordagem importante, apesar dos desafios. Aqui, serão apresentados e discutidos resultados experimentais sobre a estrutura e magnetismo de nanoestruturas em camadas baseadas em Fe-Co, preparadas por epitaxia por feixe molecular (MBE) e por pulverização catódica (magnetron sputtering). Será também ilustrado o potencial oferecido pela aplicação de medidas seletivas em isótopo - a combinação de espectroscopia Mössbauer de elétrons de conversão (CEMS) de alta eficiência com camadas-sonda de 57Fe - para estudos resolvidos em profundidade. Serão apresentados resultados sobre a influência da ordem química na anisotropia magnética de monocamadas de Fe/Co crescidas epitaxialmente sobre Cu3Au (001), o efeito das condições de preparação na PMA de multicamadas de Pt/Fe-Co crescidas por sputtering e a investigação, com resolução em profundidade, por CEMS, da estrutura de spins, reversão de magnetização e difusão interfacial em bicamadas FM/AF com EB.

Suporte financeiro: CNPq, CAPES e FAPEMIG.

Local Sala de Seminários do DFMC