Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos - "Propriedades emergentes: o todo é muito mais do que as suas partes"
Sexta-feira, Setembro 06, 2019, 19:00
Contato: Viviane

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW, no dia 6 de setembro às 19 horas, no Auditório do IFGW, será realizado o colóquio do Prof. Eduardo Miranda, docente do IFGW. O título será "Propriedades emergentes: o todo é muito mais do que as suas partes".

Clique aqui para abaixar cartaz do evento

O que uma revoada de pássaros, o congelamento da água, a tela do seu celular, um supercondutor e a história do universo têm em comum?

Além da beleza presente em todos esses fenômenos, nenhum deles poderia ocorrer se não houvesse uma grande quantidade de elementos básicos. A maneira como esses elementos interagem entre si é relativamente simples, mas os fenômenos que daí resultam são complexos e difíceis de serem descritos. Novas leis precisam ser descobertas para descrevê-los, leis que guardam pouca semelhança com os elementos básicos dos quais elas se originam. São propriedades emergentes. Nessa palestra, vamos mostrar que fenômenos emergentes estão presentes em quase todos os aspectos da natureza e por que esta é uma das áreas mais fascinantes da física.

Participe conosco!

Mais informações:
Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: http://bit.ly/FísicaParaCuriosos_0609

 

 

Local Auditório do IFGW