Seleciona sua linguagem

Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

"Procura por decaimento duplo beta sem neutrino com o detector EXO-200" abre o ‘Seminários do DRCC’
Quinta-feira, Agosto 15, 2019, 16:00

O Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) dá início, na quinta-feira (15/08), ao ciclo de palestras do “Seminários do DRCC”, com a presença de Caio Licciardi (foto abaixo), professor assistente no Grupo de Astrofísica de Partículas do Departamento de Física da Universidade Laurentian, no Canadá. Ele vai abordar o tema “Procura por decaimento duplo beta sem neutrino com o detector EXO-200”. O evento acontece a partir das 16h, no auditório Meson pi e é aberto a todos os interessados.

Laurenti é membro do Instituto Canadense de Pesquisa em Física de Astropartículas “Arthur B. McDonald”, é graduado pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado, e Engenheiro pela l' Ecole Polytechnique (França), além de Ph.D. pela Universidade de Regina.

Segundo o pesquisador, durante seu Ph.D., ele contribuiu para o experimento T2K dentro do grupo de detectores próximos, incluindo testes (em  TRIUMF) e comissionamento ( J-PARC , Japão) dos detectores de granulação fina. Em 2012, na condição de pesquisador associado da Carleton University, participou da busca por massas de neutrinos de Majorana, com o Observatório de Xenônio Enriquecido. Atualmente, é coordenador de análise do detector EXO-200, onde tem ajudado a entender o alcance da sensibilidade ao decaimento beta duplo sem neutrinos, pelo experimento de próxima geração nEXO .

O resumo da palestra pode ser acessado em:

Local Auditório Meson pi - DRCC