Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

"Procura por decaimento duplo beta sem neutrino com o detector EXO-200" abre o ‘Seminários do DRCC’
Quinta-feira, Agosto 15, 2019, 16:00

O Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) dá início, na quinta-feira (15/08), ao ciclo de palestras do “Seminários do DRCC”, com a presença de Caio Licciardi (foto abaixo), professor assistente no Grupo de Astrofísica de Partículas do Departamento de Física da Universidade Laurentian, no Canadá. Ele vai abordar o tema “Procura por decaimento duplo beta sem neutrino com o detector EXO-200”. O evento acontece a partir das 16h, no auditório Meson pi e é aberto a todos os interessados.

Laurenti é membro do Instituto Canadense de Pesquisa em Física de Astropartículas “Arthur B. McDonald”, é graduado pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado, e Engenheiro pela l' Ecole Polytechnique (França), além de Ph.D. pela Universidade de Regina.

Segundo o pesquisador, durante seu Ph.D., ele contribuiu para o experimento T2K dentro do grupo de detectores próximos, incluindo testes (em  TRIUMF) e comissionamento ( J-PARC , Japão) dos detectores de granulação fina. Em 2012, na condição de pesquisador associado da Carleton University, participou da busca por massas de neutrinos de Majorana, com o Observatório de Xenônio Enriquecido. Atualmente, é coordenador de análise do detector EXO-200, onde tem ajudado a entender o alcance da sensibilidade ao decaimento beta duplo sem neutrinos, pelo experimento de próxima geração nEXO .

O resumo da palestra pode ser acessado em:

Local Auditório Meson pi - DRCC