Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Física para Curiosos: "Como surgem as espécies ?"
Sexta-feira, Maio 03, 2019, 19:00
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW, no dia 3 de maio às 19 horas, no Auditório do IFGW, será realizado o colóquio do Prof. Marcus Aguiar, docente do IFGW. O título será "Como surgem as espécies ?". 


Existem hoje cerca de 10 milhões de espécies no nosso planeta. A primeira vista temos, a impressão que elas sempre existiram exatamente como as vemos hoje. Afinal de contas, um, gato é sempre um gato, desde o Egito antigo. No entanto, essa aparente estabilidade do mundo vivo é, uma ilusão que temos porque nossas vidas são muito curtas e mudanças nas espécies geralmente, ocorrem na escala de milhões de anos. Além disso, quando comparamos diferentes espécies de animais, ou plantas descobrimos que elas compartilham um grande número de similaridades, tanto no nível morfológico, quanto no nível molecular, do DNA. Acreditamos atualmente que todas as espécies existentes hoje se originaram, de um único ancestral comum, que viveu há milhões de anos atrás.

Venha discutir o processo de, especiação, que trata da ramificação de uma espécie em duas ou mais, sendo responsável pela diversidade que, vemos hoje na Terra e fique por dentro de como simulações no computador podem nos ajudar a compreender um fenômeno.

Mais informações:
Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: http://bit.ly/FisicaParaCuriosos0305

Local Auditório do IFGW