Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Calendário de Eventos

Seminário DFMC - Prof. Dr. José Cândido Xavier - Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Física
Terça-feira, Março 14, 2017, 16:00

Palestrante: Prof. Dr. José Candido Xavier - Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Física

Título: “Investigação de sistemas fortemente correlacionados com o grupo de renormalização de matriz densidade”

Resumo: Desde os primórdios da Mecânica Quântica percebeu-se que a investigação teórica de sistemas contendo muitas partículas interagentes era “intratável”, tanto analiticamente quanto numericamente. Por este motivo vários métodos aproximados, baseados em elétrons livres e/ou fracamente interagentes, foram propostos (como a DFT e a teoria de campo médio) ao longo dos anos para tratar sistemas de muitos corpos. De fato, utilizando-se estes métodos aproximados é/foi possível explicar uma variedade de fenômenos, como por exemplo a distinção entre metais e isolantes em certos compostos. Por outro lado há vários fenômenos "peculiares", como a supercondutividade a altas temperaturas, que não são explicados por teorias aproximadas. Neste seminário, discutiremos alguns destes fenômenos tais como a supercondutividade em férmions pesados e transições de fases quânticos (de sistemas puros e desordenados). Apresentaremos alguns exemplos, também, da violação da Lei Entrópica da Área. Ilustraremos que com grupo de renormalização de matriz densidade (DMRG), é possível investigar propriedades estáticas e dinâmicas de sistemas fortemente correlacionados em baixa dimensão de maneira controlada e imparcial. Uma breve descrição do DMRG será apresentada, onde exploraremos a conexão entre o emaranhamento e o DMRG. A relevância desta técnica é tamanha que os editores da “Physical Review Letter” elegeram o artigo seminal do DMRG como uma das “Milestone Letters”.

Local IFGW - Sala de Seminários do DFMC